Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Maior acionista da EDP consegue o seu mais avultado negócio em Espanha

A China Three Gorges chegou a um acordo para comprar um portefólio em ativos fotovoltaicos à Nexwell Power Este é o maior negócio realizado pelo grupo chinês em Espanha estando avaliado em mais de 200 milhões de euros.

Miguel Baltazar/Negócios
  • Partilhar artigo
  • 2
  • ...

A China Three Gorges (CTG), o maior acionista da EDP, chegou a um acordo para comprar um portefólio de 619 megawatts (MW) em ativos fotovoltaicos à Nexwell Power, segundo fontes do mercado contactadas pelo diário Expansión. Este é o maior negócio realizado pelo grupo chinês em Espanha. Embora os valores não tenham sido divulgados, a operação terá custado mais de 200 milhões de euros.

 

O dono de uma participação de cerca de 20% da energética nacional concorreu contra a Engie, Naturgy e Ferrovial. Do portefólio comprado, 153 MW já estão a operar enquanto os restantes ainda estão em fase de desenvolvimento. Toda a carteira estará em plena atividade entre 2023 e 2024.

 

Com este acordo, o CTG passa de deter um portefólio de 2.000 megawatts em Espanha, tornando-se num dos grandes protagonista do mercado das renováveis no país.

Atualmente, a China Three Gorges é a maior "holding" de energias renováveis da China e a maior hidroelétrica do mundo, com uma capacidade instalada de 75 mil MW, mais de  26 mil empregados em todo e uma carteira de ativos avaliada em 120 mil milhões  de dólares (11,91 mil milhões de euros ao câmbio atual).

Ver comentários
Saber mais EDP EDP China Three Gorges Espanha MW Nexwell Power China economia negócios e finanças economia negócios e finanças economia (geral)
Outras Notícias