pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Preços das casas já caem em Lisboa, mas continuam a aumentar no resto do país

No terceiro trimestre de 2020, o valor mediano de venda das casas em Portugal foi de 1.160 euros por metro quadrado, segundo os dados do INE.

casas, porto cidade, imi
casas, porto cidade, imi Nuno Fonseca
02 de Fevereiro de 2021 às 11:08

Os preços da habitação em Portugal ainda estão a aumentar, mas a desaceleração já é notória. No terceiro trimestre do ano passado, o preço mediano de venda das casas no país aumentou a um ritmo mais lento do que era registado antes e, na capital, já há mesmo uma contração dos valores em termos anuais.

Os dados foram divulgados esta terça-feira, 2 de fevereiro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que dá conta de que o valor mediano das vendas de casas ascendeu a 1.160 euros por metro quadrado no terceiro trimestre de 2020 (considerando o conjunto dos 12 meses anteriores). Este valor representa uma subida de 2% em relação ao segundo trimestre de 2020 e um aumento de 10,1% face a igual período do ano passado.

Contudo, na análise ao período mais recente, o cenário já é de clara desaceleração. No terceiro trimestre de 2020, considerando apenas os três meses anteriores, o preço mediano de venda de casas em Portugal foi de 1.168 euros por metro quadrado, valor que representa uma redução de 1,6% face ao segundo trimestre e um aumento de 7,6% face a igual período de 2019.

"A evolução da taxa de variação homóloga entre o 2.º e o 3.º trimestre de 2020, de 9,4% para 7,6%, evidencia a desaceleração do ritmo de crescimento dos preços da habitação, tal como no trimestre anterior", refere o INE no relatório publicado esta manhã.

Mais do que uma desaceleração do crescimento dos preços, o INE já dá conta de quebras dos valores em várias zonas do país. Em sete das 25 sub-regiões analisadas, o preço mediano de venda das casas caiu no terceiro trimestre de 2020 (considerando os últimos três meses), em relação a igual período de 2019: Alto Tâmega, Terras de Trás-os-Montes, Viseu Dão Lafões, Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela, Alentejo Litoral e Alentejo Central.

Ao mesmo tempo, noutras cinco sub-regiões, a taxa de crescimento registada no terceiro trimestre foi inferior à que tinha sido verificada no trimestre anterior, reflexo da desaceleração de preços: Alto Minho, Cávado, Tâmega e Sousa, Douro e Região de Leiria.

O comportamento é semelhante na análise às grandes cidades. O INE dá conta de uma desaceleração do ritmo de crescimento dos preços da habitação em 10 dos 24 municípios, com destaque para o município de Lisboa. Na capital, o valor mediano das vendas situou-se em 3.183 euros por metro quadrado no terceiro trimestre de 2020, valor que representa uma quebra de 1,8% face a igual período de 2019.

Ainda assim, os preços acabaram por acelerar em 13 dos municípios com mais de 100 mil habitantes, enquanto noutro a taxa de variação se manteve inalterada.

Notícia atualizada pela última vez às 11h55 com mais informação.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio