pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

O Negócios pergunta. Maioria considera "muito má" a resposta do Governo à tempestade Kristin

O Negócios desafiou os leitores a responderem a uma pergunta no canal do WhatsApp sobre a reação e medidas tomadas pelo Executivo de Luís Montenegro após a tempestade Kristin. Eis as conclusões.

Avaliação negativa dos leitores à resposta do Governo à tempestade Kristin
Avaliação negativa dos leitores à resposta do Governo à tempestade Kristin dr
13:15

A tempestade Kristin atingiu Portugal na madrugada de 28 de janeiro e devastou a zona centro do país, em particular Leiria. O estado de calamidade foi prolongado até 15 de fevereiro, mas esta terça-feira há ainda um total de 35 mil clientes da E-Redes, em Portugal continental, que continua sem abastecimento de energia elétrica devido aos danos provocados pelo mau tempo.

Em Conselho de Ministros extraordinário foi  aprovado um conjunto de medidas que inclui um pacote de apoios que poderá atingir os 2,5 mil milhões de euros para responder aos estragos e que abrange famílias, empresas e entidades públicas.

Até ao momento morreram 16 pessoas, vítimas de circunstâncias distintas, incluindo a queda de árvores, colapsos de estruturas, acidentes durante reparações de telhados e intoxicação devido à utilização de geradores no interior de habitações. 

A resposta do Estado à tempestade Kristin levou o PS, no Parlamento, a acusar o Governo de silêncio, falta de planeamento e falhas na Proteção Civil e a criticar o atraso na declaração de estado de calamidade. IL e Chega também apontaram falhas, nomeadamente no SIRESP. Críticas que levaram o Governo a rejeitar qualquer falha sistémica e a garantir que a ajuda e os apoios vão chegar a todos.      

No canal de WhatsApp do Negócios, entre os 249 leitores que responderam ao inquérito, a vasta maioria avalia a resposta do Governo como "muito má" (110 inquiridos) ou "má" (27). Por sua vez, 62 leitores consideram que o Executivo teve uma boa reação perante as intempéries. Há ainda 50 inquiridos que defendem que a atuação de Luís Montenegro e dos seus ministros foi "razoável".

Maioria avalia negativamente resposta do Governo à tempestade Kristin

O Negócios quer saber a opinião dos seus leitores sobre os assuntos mais relevantes da atualidade. Para isso, coloca regularmente questões aos subscritores do canal de WhatsApp.      

Ver comentários
Publicidade
C•Studio