Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Apple revela as primeiras novidades de 2013

Oito meses depois, as novidades da Apple chegaram. Às 18h00 de Lisboa, 10h00 em São Francisco, a tecnológica pôs fim à espera de utilizadores, analistas e curiosos, revelando algumas das surpresas mais aguardadas do ano.

Rita Dias Baltazar rbaltazar@negocios.pt 11 de Junho de 2013 às 14:15
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

“A maior mudança para o iOs desde o iPhone” chama-se iOS 7 e chega com uma diferença óbvia: um design renovado. Mas as mudanças estão longe de ficar por aqui. Esta versão do sistema operativo para iPhone e iPad, que ficará disponível no final do ano, permitirá aos utilizadores alternar entre vários programas de forma mais fácil e tornará mais rápido o acesso às ferramentas mais utilizadas.

 

Os utilizadores passarão também a contar com uma ajuda extra. A Siri, assistente virtual da Apple aumentou as suas capacidades e consegue pesquisar no Twitter, Wikipedia e Bing (em detrimento do Google). No iOS 7, os utilizadores poderão escolher uma voz masculina para Siri que terá também um novo “look”.

 

O AirDrop, ferramenta do OS X, software do Mac, integrará também o iOS 7, permitindo a partilha de ficheiros ou fotografias com outros utilizadores da mais recente versão do sistema operativo. Nas fotografias, surgem também facilidades: álbuns partilhados em que outros utilizadores podem acrescentar imagens. Gerir grande número de fotos será também mais simples.

 

Ao mesmo tempo que o iOS 7, chegará o iTunes Rádio. O serviço permite criar estações de rádio com base nas preferências dos utilizadores. A versão gratuita terá perto de 200 estações. Optando pela versão paga, o preço ascende aos 24,99 dólares (aproximadamente 18,91 euros), segundo a agência Bloomberg.

 

Em forma de tubo, um formato diferente ao que a Apple tem habituado, surgiu o último Mac Pro com mais potência e memória, processadores Intel Xeon E5 e portas USB 3.0, segundo o Mashable. O dispositivo que incluirá sistema operativo OS X Mavericks estará no mercado até ao final de 2013, sem que se conheçam ainda detalhes relativos ao preço.

 

Na última segunda-feira, a Apple apresentou também o Mavericks, última versão do OS X, sistema operativo do Mac. A possibilidade dos utilizadores poderem transportar apontamentos, palavras-chave, ou mapas entre os dispositivos é outra das novidades que a equipa de Tim Cook trouxe a São Francisco.

 

O novo software foi concebido com o objectivo de despender menos energia que as anteriores versões, aumentando assim o tempo de vida da bateria. O recurso à utilização de vários ecrãs em simultâneo será também uma vantagem.

 

As novidades alargaram-se ainda ao MacBook Air com bateria “all day” (capacidade superior a 12 horas) e processador Haswell da Intel. As dimensões variam entre as 11 e as 13 polegadas. Já o preço situa-se entre os 999 dólares (128 GB) e os 1.099 dólares (256 GB). O computador portátil já está à venda nos Estados Unidos da América (EUA).  

 

Os analistas mantêm o palpite de que a Apple apresentará mais novidades no final do ano. Isto porque, tradicionalmente, a uma nova versão do iOS segue-se o lançamento de um iPhone e/ou iPad, explica a agência Bloomberg.

 

Na sessão desta segunda-feira, a Apple perde 0,47% para 436,82 dólares, nos EUA.

 

(Notícia actualizada às 14h52 com a cotação da Apple.)

Ver comentários
Saber mais Apple WWDC tecnologia Tim Cook iOS 7 Marvericks
Outras Notícias