Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Acionista da Pharol quer colocar "homens" de Tanure na administração e destituir gestor do Novo Banco

Um dos acionistas da Pharol fez uma proposta de destituição de administradores da empresa portuguesa, propondo em substituição homens ligados a Tanure.

DR
Alexandra Machado amachado@negocios.pt 12 de Março de 2019 às 20:15
  • Assine já 1€/1 mês
  • 6
  • ...
Está em marcha um pequeno "golpe de estado" na Pharol. Um dos acionistas, que hoje tinha anunciado o reforço da participação na empresa portuguesa de 6,17% para 9,99%, avançou com um pedido de inclusão de novos pontos na assembleia-geral que está marcada para 29 de março.

O acionista foi a High Bridge, sendo que Nelson Tanure sempre negou ser donou ou estar ligado a este fundo.

Apesar disso, os nomes propostas pela High Bridge para entrarem na Pharol têm ligações a Tanure. São eles Denise dos Passos Ramos, que trabalhou em empresas de Tanure, e Carlos Bulhões Pereira, advogado de Tanure. Além destes, propõe a entrada do brasileiro Ronald Carvalho da Silva e do português João Pisco de Castro, da Visabeira, que deixou a administração da Pharol na última eleição.

Além de propor a integração destes quatro novos elementos no conselho de administração da Pharol, o acionista da empresa portuguesa, para acomodar estes nomes, propõe a destituição de outros quatro elementos: Maria do Rosário Correio, Maria Leonor Modesto, Pedro Morais Leitão e Jorge Cardoso, este último do Novo Banco.

Além disso quer também destituir, mas não preenchendo os lugares, Aristóteles Drummond, e o representante da Adar, Bryan Schapira. A Adar reduziu posição na Pharol. Com estas duas saídas, a High Bridge quer reduzir a administração de 11 para nove elementos, justificando que "não se afigura existir qualquer vantagem na manutenção de um conselho de administração com um número tão elevado de membros".

(Notícia corrigida: Aristóteles Drummond não é o representante da Oi na Pharol, mas sim Avelino Rodrigues, que na proposta se mantém)
Ver comentários
Saber mais Carlos Bulhões Pereira Maria Leonor Modesto Pharol Nelson Tanure High Bridge Jorge Cardoso Ronald Carvalho da Silva Denise dos Passos Ramos Pedro Morais Leitão Maria do Rosário Correio Visabeira Novo Banco Aristóteles Drummond Bryan Schapira
Mais lidas
Outras Notícias