pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Aplicações da Meta lideram queixas dos serviços digitais em Portugal

As três redes sociais de Mark Zuckerberg foram as que receberam mais queixas dos consumidores entre janeiro e março. Maioria das reclamações deveu-se à suspensão ou restrição das contas.

Plataformas da Meta foram as que recolheram mais reclamações nos primeiros três meses.
Plataformas da Meta foram as que recolheram mais reclamações nos primeiros três meses. DR
16 de Junho de 2025 às 23:54

O Facebook, Instagram e WhatsApp pertencem à casa-mãe da Meta e em Portugal somaram, só no primeiro trimestre, metade das reclamações recebidas pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) contra os serviços digitais.

Num total de 27 queixas recebidas entre janeiro e março deste ano, 30% destinavam-se ao Facebook, 15% ao Instagram e 4% eram para o WhatsApp.

De acordo com o regulador português, "o principal assunto objeto de reclamação foi a suspensão, restrição ou remoção de contas ou conteúdos de destinatários de serviços pelos prestadores", alegando-se infrações da lei ou dos termos contratuais. Esta infração foi responsável por 67% das reclamações recebidas nos primeiros três meses do ano.

"A denúncia de conteúdos ilegais esteve presente em 19% das reclamações, que foram encaminhadas às autoridades competentes", denuncia a Anacom. O serviço de apoio ao cliente e o ponto de contacto dos prestadores intermediários de serviços geraram 11% das reclamações. 

A Microsoft foi também alvo de 11% das reclamações, 8% destinaram-se à Google e o Reddit gerou 7% das queixas no primeiro trimestre. 

A Anacom sustenta que duas reclamações foram transmitidas diretamente aos Coordenadores dos Serviços Digitais de outros Estados-membros, tendo como destino a Irlanda e os Países Baixos, uma vez que "continham indícios de infração do Regulamento dos Serviços Digitais praticados por plataforas estabelecidas nestes países".

Ver comentários
Publicidade
C•Studio