pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

S&P Global revê perspetiva da Nos para positiva

Com menos necessidade de investimento em 5G e fibra, a Nos deve conseguir melhorar o seu free cash flow e aumentar o rating na próxima avaliação. Aquisição da Claranet Portugal não mexe no endividamento.

15 de Maio de 2025 às 17:58

A S&P Global Ratings reviu a perspetiva do rating de crédito da Nos, passando de estável para positiva. Simultaneamente, a S&P confirmou o rating de crédito de longo prazo da operadora de telecomunicação em 'BBB-'.

Segundo comunicado da empresa enviado à CMVM, a agência de notação financeira indica que a Nos tem apresentado uma "trajetória consistente de redução do endividamento e o reforço da sua posição competitiva como segundo maior operador de telecomunicações em Portugal, assente numa infraestrutura moderna e fortemente investida nas redes móvel e fixa". 

A Nos sustenta que a alteração da perspetiva "representa um sinal de confiança na solidez financeira e operacional e deverá contribuir para o acesso da empresa a financiamento em condições competitivas". 

A agência sustenta que a operadora está bem posicionada para "enfrentar um aumento da concorrência", uma vez que mantém uma elevada taxa de convergência de serviços e de redes de nova geração, com o 5G a apresentar uma cobertura de 99,6% e a fibra a chegar a 5,8 milhões de habitações. Com menos necessidade de investimentos nestes dois segmentos, a agência prevê uma melhoria do free cash flow, com a empresa a poder suportar um upgrade do rating.  

Mesmo com a aquisição da Claranet Portugal por um valor de 152 milhões de euros, a S&P Global acredita que o nível de endividamento ajustado se vai manter abaixo da sua política financeira "de cerca de 2x dívida líquida financeira/EBITDA AL". 

Ver comentários
Publicidade
C•Studio