EasyJet testa avião híbrido até ao final do ano

O objectivo da companhia é canalizar a energia residual resultante da aterragem para sustentar as operações em terra dos aparelhos. A poupança pode chegar aos 45 milhões de euros por ano.
Paulo Zacarias Gomes 02 de Fevereiro de 2016 às 11:05

A companhia aérea "low cost" EasyJet está a desenvolver um protótipo de avião híbrido – movido a fuel e a hidrogénio – que deverá entrar em testes no final do ano e poupar dinheiro e combustível nas operações em terra, anunciou a empresa em comunicado.

PUB

O objectivo da tecnologia em desenvolvimento é capturar energia durante o momento da aterragem do aparelho e utilizá-la depois nas operações de deslocação do avião da pista até ao terminal de chegadas do aeroporto e vice-versa.

Com este aproveitamento, o aparelho deixa de necessitar de combustível fóssil para se movimentar na placa do aeroporto, uma operação que consome por ano 4% do total da energia despendida pelos aviões daquela empresa.

PUB

O uso de células de hidrogénio neste processo – e que apenas gerará água limpa como desperdício - deverá permitir à empresa poupar cerca de 50 mil toneladas ou 45 milhões de euros em "jetfuel" (combustível para avião) por ano e reduzir as emissões de dióxido de carbono para a atmosfera.

O conceito está a ser desenvolvido com alunos da Universidade de Cranfield e a companhia vai agora criar um grupo de trabalho com parceiros do sector aeronáutico para ter uma versão experimental disponível até ao final do ano.

PUB

De acordo com o Financial Times, que cita o Conselho Internacional para o Transporte Limpo, aviação comercial produziu em 2013 cerca de 700 milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono. A Organização Internacional de Aviação Civil prevê ter pronto este ano um plano para reduzir para metade as emissões de carbono deste sector até 2050.

Pub
Pub
Pub