EasyJet testa avião híbrido até ao final do ano
A companhia aérea "low cost" EasyJet está a desenvolver um protótipo de avião híbrido – movido a fuel e a hidrogénio – que deverá entrar em testes no final do ano e poupar dinheiro e combustível nas operações em terra, anunciou a empresa em comunicado.
PUB
O objectivo da tecnologia em desenvolvimento é capturar energia durante o momento da aterragem do aparelho e utilizá-la depois nas operações de deslocação do avião da pista até ao terminal de chegadas do aeroporto e vice-versa.
Com este aproveitamento, o aparelho deixa de necessitar de combustível fóssil para se movimentar na placa do aeroporto, uma operação que consome por ano 4% do total da energia despendida pelos aviões daquela empresa.
PUB
O uso de células de hidrogénio neste processo – e que apenas gerará água limpa como desperdício - deverá permitir à empresa poupar cerca de 50 mil toneladas ou 45 milhões de euros em "jetfuel" (combustível para avião) por ano e reduzir as emissões de dióxido de carbono para a atmosfera.
O conceito está a ser desenvolvido com alunos da Universidade de Cranfield e a companhia vai agora criar um grupo de trabalho com parceiros do sector aeronáutico para ter uma versão experimental disponível até ao final do ano.
PUB
De acordo com o Financial Times, que cita o Conselho Internacional para o Transporte Limpo, aviação comercial produziu em 2013 cerca de 700 milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono. A Organização Internacional de Aviação Civil prevê ter pronto este ano um plano para reduzir para metade as emissões de carbono deste sector até 2050.
Saber mais sobre...
Saber mais Financial Times aviação Organização Internacional de Aviação Civil Conselho Internacional para o Transporte LimpoMais lidas
O Negócios recomenda