Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Dona do Zmar declarada insolvente

A Multiparques foi declarada insolvente pelo juízo de Odemira. Os credores têm até 12 de abril para reclamarem o seu dinheiro.

O Zmar Eco Camping Resort, situado próximo da Zambujeira do Mar, no Alentejo, tem 81 hectares e foi inaugurado em junho de 2009.
Bruno Colaço
Alexandra Machado amachado@negocios.pt 03 de Abril de 2021 às 17:23
  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...
O pedido de insolvência partiu da Ares Lusitani, que se assume como sociedade de titularização de créditos, e que pertence ao universo do fundo KKR. Esta entidade, conforme o Negócios noticiou, ficou com uma participação no Zmar, no âmbito da insolvência da antiga dona, a Cravex, empresa que faliu e que tinha como principal ativo uma participação de 56,6% na Multiparques A Céu Aberto, dona do Zmar e responsável pela exploração do empreendimento turístico perto da Zambujeira do Mar. 

Agora é a própria Multiparques que entra em insolvência. A Multiparques tem capital da Ares Lusitani e de Francisco Mello Breyner, que já teve a totalidade da Multiparques, mas que, conforme noticiou o Negócios, passou a deter os remanescentes 43,4%. A Ares ficou com os 56,6% da Multiparques. 

E é a Multiparques que entrou em insolvência em março deste ano, a pedido da Ares Lusitani. Na lista de credores surgem a AICEP, a Booking.com, o Turismo de Portugal, a Iberdola e o Novo Banco. Os valores dos créditos não foram ainda revelados. A insolvência foi declarada ao fechar do pano do dia 10 de março. 

Segundo o edital do tribunal, "no dia 10-03-2021, pelas 23h43m, foi proferida sentença de declaração de insolvência do(s) devedor(es): Multiparques A Céu Aberto - Campismo e Caravanismo Em Parques, S.A., NIF - 507642260, Endereço: Z. Mar – Eco Camping Resort, Herdade A-De-Mateus, Odemira, 7630-236 Odemira, com sede na morada indicada".

Os credores têm agora até 12 de abril para se apresentarem à insolvência, para tentar a reaver algum crédito que seja considerado. E a assembleia de credores está prevista para 27 deste mês.

"É designado o dia 27-04-2021, pelas 14:00 horas, para a realização da reunião de assembleia de credores de apreciação do relatório, podendo fazer-se representar por mandatário com poderes especiais para o efeito", lê no editar do tribunal, consultado pelo Negócios.

Também a Deco já alertou para esta insolvência, lembrando que "o
s consumidores interessados podem efetuar a reclamação de créditos que disponham até ao dia 12 de abril, devendo dirigir-se, através de carta registada com aviso de receção ou correio eletrónico, acompanhada da documentação relevante para apreciação do crédito, ao Administrador de Insolvência nomeado". Para este processo foi nomeado administrador de insolvência Pedro Pidwell. Associação de Defesa dos Consumidores disponibiliza uma minuta de reclamação de créditos.

O Zmar foi inaugurado em junho de 2009, depois de um investimento de cerca de 30 milhões de euros, numa área com 81 hectares, que inclui um eco hotel.

(notícia retificada, para especificar que o Zmar não é o parque de campismo, mas sim um eco resort localizado perto da Zambujeira do Mar)
Ver comentários
Saber mais Zmar Odemira Zambujeira do Mar Ares KKR Cravex Multiparques A Céu Aberto falência
Outras Notícias