Bolsa BCP dispara mais de 5% com forte aumento dos lucros

BCP dispara mais de 5% com forte aumento dos lucros

O banco liderado por Miguel Maya está a registar uma forte subida em bolsa, com as ações a reagirem à subida superior ao esperado dos lucros do primeiro trimestre.
Rita Faria 10 de maio de 2019 às 08:07

O BCP está a disparar 5,33% para 25,29 cêntimos, depois de ter anunciado ontem, após o fecho do mercado, que os seus lucros subiram mais do que o esperado pelos analistas. Os títulos já chegaram a valorizar um máximo de 5,46% para 25,32 cêntimos, nesta manhã em que já trocaram de mãos mais de 32 milhões de ações, um valor próximo da média diária dos últimos seis meses (37,5 milhões). 

 

As ações recuperam assim de quatro sessões consecutivas de perdas que as colocaram no valor mais baixo desde meados de abril. Só na sessão de ontem, os títulos perderam mais de 3%.

 

A forte subida desta sexta-feira acontece depois de o banco liderado por Miguel Maya ter anunciado que, entre janeiro e março, obteve lucros de 153,8 milhões de euros, o que representa uma subida de 80% face ao resultado líquido do mesmo período do ano passado.

 

Os resultados ficaram acima do esperado pelos analistas, que apontavam para lucros de 108,7 milhões de euros, de acordo com as projeções de três bancos de investimento, que oscilavam entre 98 e 114 milhões de euros.

 

É preciso recuar a 2007 (191,3 milhões de euros) para encontrar um primeiro trimestre com lucros mais elevados para o BCP. Além disso, o primeiro trimestre deste ano foi o quarto consecutivo de aumento homólogo de lucros no maior banco privado português.

Numa nota de análise divulgada esta sexta-feira, os analistas do BPI/CaixaBank sublinham que os lucros ficaram 35% acima das suas projeções, o que abre a porta a uma revisão em alta das estimativas para o conjunto do ano.

Desde o início do ano, os títulos acumulam uma valorização superior a 10%. 


(Notícia atualizada às 10:23)




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI