pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Galp avança 1,3% e lidera subidas no PSI, construtoras e grupo EDP pressionam

Arranque marcado por mais uma negociação dividida, com sete cotadas em terreno positivo e oito em terreno negativo.

Galp avança 1,3% e lidera subidas no PSI, construtoras e grupo EDP pressionam
Galp avança 1,3% e lidera subidas no PSI, construtoras e grupo EDP pressionam Miguel Baltazar
19 de Fevereiro de 2026 às 08:28

A bolsa de Lisboa começa a sessão desta quinta-feira em baixa ligeira, recuando às 08:15 horas 0,10% para os 9.133,84 pontos. A praça portuguesa acompanha assim a tendência das congéneres europeias.

O destaque do arranque da sessão vai para a Galp, cujas ações avançam 1,37% para os 18,565 euros por título. A petrolífera está a beneficiar da subida dos preços do petróleo no mercado internacional, com valorizações próximas de 1% nos preços do barril de crude. 

A tabela verde, que inclui um total de sete cotadas, integra ainda os pesos-pesados Jerónimo Martins (0,76%) e BCP (0,07%).

Mas o PSI está a ser pressionado por outras das duas cotadas com maior valorização do índice, as da família EDP, que recuam nesta quinta-feira. As ações da casa-mãe caem 0,85% para os 4,317 euros por título, enquanto as da EDP Renováveis recuam 1,05% para 13,21 euros por título.

As maiores quedas do arranque da sessão pertencem, no entanto, às construtoras. A Mota-Engil cede 2,23% para os 5,035 euros por título, num dia em que se ficou a conhecer que a Tages Capital aumentou a posição a descoberto para 0,61% na empresa portuguesa. Já a Teixeira Duarte recua 1,13% para os 0,526 euros por ação. No contexto europeu, as construtoras estão esta quinta-feira a cair, no conjunto, 0,52%.

No total, oito empresas negoceiam em terreno negativo.

Os investidores estão ainda a reagir, esta quinta-feira, às várias novidades apresentadas por cotadas fora do índice principal, mas por agora ainda com pequenos volumes de transações. 

As ações da Novabase avançam 1,08% para os 9,35 euros por título. A tecnológica que comunicou nesta quarta-feira que os , propondo um .

Já as ações da Martifer negoceiam ainda inalteradas. O acordo parassocial entre a Visabeira, a Mota-Engil e a I’M, revelado nesta quarta-feira, .

Acompanhe a evolução dos mercados desta quinta-feira .

Ver comentários
Publicidade
C•Studio