Wall Street impulsionada pela indústria transformadora
O aumento da produção na indústria transformadora e a recuperação do mercado imobiliário contribuíram para uma sessão em alta das principais praças norte-americanas. S&P 500 aproximou-se do máximo histórico.
O Dow Jones encerrou o dia a avançar 0,06% para 16.543,08 pontos e o Nasdaq fechou a subir 0,55% para 4.154,344 pontos. O Standard & Poor’s 500 também fechou o dia em alta, a somar 0,2% para 1.892,55 pontos.
O S&P 500 chegou mesmo a aproximar-se do máximo histórico de 1.894,08 atingido na semana passada.
A penúltima sessão da semana foi positivamente influenciada pelo crescimento do índice preliminar sobre a indústria transformadora nos EUA, que subiu de 55,4 pontos em Abril para 56,2 pontos em Maio.
Outro dado positivo que marcou esta quinta-feira está relacionado com o aumento de vendas de casas em segunda-mão. Este crescimento de vendas registado em Abril é o primeiro em quatro meses, o que parece contribuir para a sensação de recuperação do mercado imobiliário norte-americano. ´
Por outro lado, novos dados sobre o mercado laboral mostraram um aumento dos pedidos de subsídio de desemprego, acima das previsões, na semana anterior.
Na quarta-feira a Reserva Federal tinha mantido a previsão de inflação abaixo do objectivo de 2%, tendo ainda colocado de parte a possibilidade de a política de compra de activos, por parte da instituição liderada por Janet Yellen, colocar em risco as metas definidas para a inflação.
A Dollar Tree fechou a ganhar 6,62% para 53,31 dólares por acção após reportar lucros no primeiro trimestre acima das previsões dos analistas. A empresa que registou a melhor performance entre as cotadas que compõem o S&P 500 anunciou que espera atingir cerca de 2,02 mil milhões de dólares de receitas no segundo trimestre deste ano.
Também a Hess fechou a valorizar com ganhos de 1,18% para 90,35 dólares por acção depois de a Marathon Petroleum ter aceitado comprar as suas estações de gasolina e negócios de retalho por 2,87 mil milhões de dólares.
Mais lidas