Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta quarta-feira o IGCP realiza dois leilões das linhas de bilhetes do Tesouro com maturidades em setembro de 2020 e em maio de 2021. Ainda por cá, temos o debate e votação do Orçamento Suplementar na generalidade.

Negócios jng@negocios.pt 17 de Junho de 2020 às 07:30
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
IGCP emite dívida de curto prazo

O instituto que gere a dívida pública portuguesa regressa ao mercado para uma dupla emissão de dívida de curto prazo. O IGCP vai colocar títulos a três e a 11 meses, tendo como objetivo encaixar até 1.250 milhões de euros.

 

A operação acontecerá uma semana depois do leilão do duplo leilão de dívida a seis e dez anos em que o IGCP encaixou um total de 1.505 milhões de euros.

 

Orçamento suplementar votado hoje na generalidade

É hoje debatido e votado na generalidade o Orçamento Suplementar para 2020. O PSD vai abster-se, viabilizando o documento, disse à Lusa fonte oficial do partido. Também BE e PCP já admitiram viabilizar nesta primeira fase o documento.

 

A partir de quinta-feira arranca a fase de debate na especialidade do Orçamento Suplementar que se estenderá até à próxima semana. A 24 de junho termina o prazo para os partidos apresentarem propostas de alteração à proposta de Lei do Governo, e os dois dias seguintes destinam-se à elaboração e distribuição dos guiões de votações na especialidade.

 

Inflação da Zona Euro em destaque

O Eurostat apresenta esta quarta-feira os números do índice harmonizado de preços no consumidor na Zona Euro, em maio, bem como a produção na construção (relativa a abril).

 

Por seu lado, o Instituto Nacional de Estatística (INE) revela os dados da atividade turística em abril. Já o Banco de Portugal divulga a informação mensal referente ao índice harmonizado de preços no consumidor.

 

OPEP divulga previsões para o petróleo…

Depois da Agência Internacional da Energia (AIE) na terça-feira, hoje é a vez de a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) publicar o relatório mensal para o mercado petrolífero, com novas estimativas sobre o impacto da pandemia na procura de crude.

 

Ainda hoje, o comité técnico conjunto da OPEP e seus aliados (OPEP+) reúne-se, podendo recomendar uma extensão dos cortes de produção.

 

… e inventários de crude nos EUA centram atenções

A Administração de Informação em Energia (IEA, na sigla original, que está sob a tutela do Departamento norte-americano da Energia) divulga os dados relativos aos inventários de crude dos EUA na semana passada, bem como os stocks de destilados e gasolina.

 

A evolução das reservas norte-americanas é seguida sempre com muita atenção e é um dado que mexe com os preços da matéria-prima.

 

Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias