Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Elizabeth Warren diz que criptomoedas precisam de mais "polícias" para mitigar riscos

A senadora norte-americana frisou que o mercado de criptomoedas precisa de ter mais regulação, de modo a proteger os investidores e evitar esquemas fraudulentos.

Brian Snyder/Reuters
Gonçalo Almeida goncaloalmeida@negocios.pt 04 de Agosto de 2021 às 20:05
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
A senadora democrata Elizabeth Warren quer que o Congresso norte-americano dê uma resposta concreta ao crescimento explosivo das criptomoedas, apelando a mais poderes aos reguladores no país para regularem as transações destas moedas digitais. 

Numa entrevista à Bloomberg, Warren diz que "neste momento, não existe nenhum polícia [regulador] a rondar" as criptomoedas, acrescentando que "tendo em conta que é um sistema não regulado, pode atrair mais pessoas passíveis de serem enganadas".

"Quanto maior [o mercado de criptomoedas] fica, mais fora do alcance do sistema financeiro está - se algo der errado, vai haver uma corrida à criptografia ou a outro ponto da economia", continua a senadora.

Ontem, Gary Gensler, a escolha de Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, para ser o novo homem forte da SEC (Securities and Exchange Commission, a reguladora dos mercados financeiros, à semelhança da CMVM em Portugal), disse, também numa entrevista à Bloomberg, que queria ter mão pesada na regulação do mercado de criptoativos, de forma a conceder mais proteção para o lado do investidor.

A regulação e o pagamento de impostos sobre este tipo de ativo está a ganhar força nos EUA. O novo plano para as infraestruturas de Joe Biden, presidente do país, que foi apresentado esta semana por um grupo de senadores republicanos e democratas contempla o levantamento de cerca de 28 mil milhões de dólares em impostos na próxima década, a partir de 2023, sobre atividades relacionadas com transação de criptomoedas.

O pacote orçamental de 550 mil milhões de dólares, que ainda necessita de aprovação, vai obrigar as corretoras de criptomoedas a reportar informação sobre transações que envolvam ativos digitais. A Joint Committee on Taxation pretende ainda que as pessoas reportem todos os ganhos ou perdas que venham a ter com a transação deste tipo de ativos.
Ver comentários
Saber mais Elizabeth Warren Bloomberg Joe Biden minérios e metais macroeconomia política mercado financeiro
Outras Notícias