Mercados Garrafa de whisky leiloada por recorde de 1,1 milhões de dólares

Garrafa de whisky leiloada por recorde de 1,1 milhões de dólares

As garrafas mais raras de whisky são cada vez mais requisitadas. Prova disso são os recordes que continuam a ser quebrados: esta quarta-feira uma garrafa foi licitada por mais de um milhão de dólares.
Garrafa de whisky leiloada por recorde de 1,1 milhões de dólares
Negócios 03 de outubro de 2018 às 14:02

Uma garrafa de whisky Macallan Valerio Adami de 1926 foi arrebatada esta quarta-feira em leilão por um valor recorde: 1,1 milhões de dólares, quase um milhão de euros.

A licitação foi feita por telefone por um coleccionador privado asiático. A garrafa, uma das doze equivalentes que datam de 1986 e cujo rótulo é assinado pelo artista italiano Adami, foi levada a disputar em Edimburgo pelo leiloeiro Bonhams.

Não se sabe quantas destas garrafas ainda existem, dado que se conjectura que uma tenha sido destruída num terramoto no Japão em 2011 e se pensa que outra já tenha sido aberta e bebida. 

De acordo com um especialista em whisky da Bonhams consultado pela Reuters, Martin Green, a bebida leiloada será provavelmente armazenada e não consumida, uma vez que se trata de um item de colecção.


Os preços de whisky têm aumentado a nível global nos últimos anos, sustentados pela crescente procura de garrafas raras de origem escocesa, como as Dalmore e Port Ellen, ou as japonesas Karuizawa and Yamazaki. Este produto valorizou 140% nos últimos cinco anos, de acordo com o índice Vintage 50 compilado pela Rare Whisky 101.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI