Tesla passa os 100 mil milhões em bolsa. Já é a segunda fabricante mais valiosa do mundo
A Tesla já é a segunda empresa do setor automóvel com o maior valor de mercado, apenas atrás da Toyota. A Volkswagen desce ao terceiro lugar.
A Tesla tornou-se esta quarta-feira, 22 de janeiro, a segunda fabricante automóvel com o maior valor de mercado a nível mundial, depois de ter ultrapassado os 100 mil milhões de capitalização bolsista.
O valor dos títulos da Tesla subiu 4,55% para os 572,11 dólares, colocando-se a cotar num máximo de sempre. Desde o início do ano, a empresa liderada por Elon Musk já valorizou 35,3% e atinge agora um valor de mercado de 103,1 mil milhões de dólares, ultrapassando os 99,8 mil milhões de dólares exibidos pela concorrente Volkswagen. Isto, apesar de a fabricante alemã ter vendido quase 30 vezes mais automóveis que a americana em 2019. Acima da Tesla, apenas a Toyota, cuja avaliação já vai nos 232,3 mil milhões de dólares.
Analistas vêm potencial... de queda
O preço-alvo médio para o qual os analistas apontam fica, contudo, abaixo dos cerca de 570 euros atuais: está nos 363,92 dólares, que se traduz num potencial de queda de 36,1%. As recomendações para vender superam, inclusivamente, as de manter e as de compra. Entre 36 recomendações, 16 são para vender, 10 para manter e 10 para comprar.
O Morgan Stanley foi uma das instituições que alterou a sua recomendação quanto à Tesla recentemente, aconselhando a venda destas ações pela primeira vez em mais de sete anos.
Mais lidas