Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Uma zona franca para Sines e Beja

03.05.2021

As zonas francas não são um instrumento menor e estão em crescendo em todo o mundo. No caso português, deveriam ocupar um lugar destacado na política económica, ao invés do desprezo de que são objecto.

A necessária divulgação do relatório secreto sobre o BES

30.03.2021

Pondo de lado a parte caricatural do acontecimento, o que está em causa é muito sério. Não se pode aceitar que o relatório, de tão relevante e evidente interesse público, seja objecto das reservas impostas pelo Banco de Portugal.

Como acabar com o euro - Versão 3

02.03.2021

A perpetuação dos juros artificialmente baixos é um factor de desagregação e desigualdade na UE, prejudicando, perversamente, sobretudo os países do Sul, ao contrário do pretendido.

A Economia Política da censura digital

09.02.2021

A internet e as redes sociais serviram para quebrar a hegemonia e a centralização na propagação de ideias que os media tradicionais proporcionam. É um movimento que - apesar dos incidentes de percurso – parece, felizmente, imparável.

A TAP é uma empresa “estratégica” ou pode falir?

04.01.2021

Apesar dos fortes sinais acima elencados, a TAP é muito importante e – acresce – pode ser salva. Em conformidade – e ao contrário enunciado repetidamente pelos decisores públicos – deveria ser assumido, firmemente, perante todos os agentes e instâncias que ela não pode abrir falência.

O erro da contenção orçamental

08.12.2020

A expansão orçamental justifica-se – e apenas nesse caso – para acorrer a catástrofes económicas ou naturais excepcionais, pela dimensão e frequência, e só durante um período curto. Neste caso, o impulso deve ser generoso e imediato. Não está a ser nem uma coisa nem outra.

A pandemia, a crise e a política monetária

09.11.2020

A política monetária está a impedir os ajustamentos sectoriais e empresariais imprescindíveis, aumentando a acumulação de tensões nos mercados e piorando os efeitos destrutivos da queda de reequilíbrio que, inevitavelmente, ocorrerá mais à frente.

A evidência do colapso do SNS

11.10.2020

Portugal revelou a pior prestação, bem destacada, entre os 30 países europeus, na tarefa de minorar - perante o impacto da pandemia - o número de mortos entre os seus cidadãos.

O curso de Medicina e as universidades privadas

06.09.2020

Pelo papel, sem igual, desempenhado no ensino pela Igreja Católica, a Universidade Católica merece a aprovação agora obtida. Merece também ser a primeira universidade privada a ser contemplada. Mas não lhe é devido – nem merece – o privilégio de ser a única escola privada a ensinar Medicina.

Plano de recuperação: persistir nos erros

10.07.2020

Talvez , no nosso caso, não fosse necessário um aparato à francesa, mas era, seguramente, necessária uma forte dose de bom senso, simplicidade e a humildade de ouvir opiniões diferenciadas que pudessem alertar para os erros do passado.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio