Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

A TAP é uma empresa “estratégica” ou pode falir?

04.01.2021

Apesar dos fortes sinais acima elencados, a TAP é muito importante e – acresce – pode ser salva. Em conformidade – e ao contrário enunciado repetidamente pelos decisores públicos – deveria ser assumido, firmemente, perante todos os agentes e instâncias que ela não pode abrir falência.

O erro da contenção orçamental

08.12.2020

A expansão orçamental justifica-se – e apenas nesse caso – para acorrer a catástrofes económicas ou naturais excepcionais, pela dimensão e frequência, e só durante um período curto. Neste caso, o impulso deve ser generoso e imediato. Não está a ser nem uma coisa nem outra.

A pandemia, a crise e a política monetária

09.11.2020

A política monetária está a impedir os ajustamentos sectoriais e empresariais imprescindíveis, aumentando a acumulação de tensões nos mercados e piorando os efeitos destrutivos da queda de reequilíbrio que, inevitavelmente, ocorrerá mais à frente.

A evidência do colapso do SNS

11.10.2020

Portugal revelou a pior prestação, bem destacada, entre os 30 países europeus, na tarefa de minorar - perante o impacto da pandemia - o número de mortos entre os seus cidadãos.

O curso de Medicina e as universidades privadas

06.09.2020

Pelo papel, sem igual, desempenhado no ensino pela Igreja Católica, a Universidade Católica merece a aprovação agora obtida. Merece também ser a primeira universidade privada a ser contemplada. Mas não lhe é devido – nem merece – o privilégio de ser a única escola privada a ensinar Medicina.

Plano de recuperação: persistir nos erros

10.07.2020

Talvez , no nosso caso, não fosse necessário um aparato à francesa, mas era, seguramente, necessária uma forte dose de bom senso, simplicidade e a humildade de ouvir opiniões diferenciadas que pudessem alertar para os erros do passado.

Um novo confinamento? II – A perversão

11.05.2020

Como se viu no artigo anterior, a política de confinamento não teve o efeito positivo proclamado sobre as mortes por covid-19. Veremos agora que os efeitos negativos são certos e de grande dimensão o que reforça a necessidade de rejeitar com veemência a política do confinamento.

Um novo confinamento? I – A futilidade

10.05.2020

O estudo sistemático da pandemia actual, com dados reais e não apenas com modelos matemáticos apriorísticos, começa a apontar para a futilidade do confinamento e para a vantagem do modelo de moderado afastamento social como o seguido pelo Suécia.

O futuro da UE

21.04.2020

A produção de mais riqueza que se possa distribuir não está dependente da produção de dinheiro com o BCE ou do federalismo orçamental de Bruxelas, mas do aprofundamento do Mercado Único na área dos serviços.

Ver Mais
Publicidade
PRÉMIOS EXPORTAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio