pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

O “idiota da aldeia” agora tem seguidores e está a influenciar mentalidades, políticas públicas e até perceções científicas. A sua popularidade está a contribuir para a erosão dos filtros que permitiam distinguir opinião fundamentada da mera desinformação.

O idiota da aldeia

Não há dúvida que o turismo é bom para a economia e para a promoção do país e da cultura. A questão continua a ser a incapacidade dos atores políticos de aprender com os erros de outros mercados mais avançados nesta área, que estão agora a reverter decisões que podíamos não ter tomado.

Sardinhas e pastéis de nata

Dos exemplos mais simples aos mais complexos, a realidade está moldada à nossa capacidade de interpretá-la.

O poder da ilusão

A correção dos desvios na cobrança de impostos poderia trazer benefícios significativos para as receitas públicas. No entanto, enfrentar esses desafios requer recursos, tecnologia e capacidades especializadas que não estão atualmente ao alcance das autoridades fiscais.

Lâminas velhas

A máquina mediática está construída para um eleitor desinteressado, sectário e ignorante. Por isso se transforma num espetáculo onde o acessório e o supérfluo têm mais atenção do que o essencial. Os “soundbites” são espremidos e repetidos à exaustão e os políticos são criticados por não terem o carisma dos seus antecessores.

Fazer ou não fazer?

Perguntaram a um jovem com que idade devemos desistir dos nossos sonhos. A sua primeira resposta foi 65 anos, que corrigiu imediatamente, sem pensar, para 80 anos. Após uns segundos de introspeção disse que jamais devíamos desistir dos nossos sonhos. Quando lhe pediram uma resposta definitiva concluiu categoricamente: 75 anos.

Para que serve um sonho?

Não existirá um equilíbrio entre o desenvolvimento económico e a proteção ambiental sem uma reformulação das políticas e práticas globais e colaboração eficaz entre indivíduos, governos e organizações que se sabe terem interesses conflituantes.

Falar é fácil

A inovação no ensino não pode ser uma prioridade em si mesma. Exige uma experiência, maturidade e vocação que a maioria das escolas em Portugal não tem, em particular quando comparadas com os colégios de currículo internacional, que duplicaram de número na última década.

Inovação pedagógica

Noticias Mais Lidas

Mais lidas

Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio