Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Conversão tecnológica

01.07.2022

A economia torna-se digital com a incorporação massiva de tecnologias de produção, comercialização e distribuição de produtos e serviços, de forma transversal aos diversos setores de atividade. Esta mudança requer uma agilidade, capacidade criativa, de risco e de inovação que as administrações públicas simplesmente não têm.

Meta quê?

05.05.2022

Os metaversos não são jogos online. São realidades digitais alternativas que muitos milhões de pessoas vão passar a “habitar”, com as suas múltiplas possibilidades, mas também uma escassez emocional resultante da desumanização das relações sociais.

Realidade ficcionada

04.02.2022

O “homo economicus” da era industrial, de pensamento linear, está também num processo evolutivo. O seu desafio é porventura o mais difícil: tem de conseguir conciliar a velha ficção do “dólar” com a nova realidade social.

A experiência humana

03.12.2021

Não é a ansiedade de falhar um concerto que esgotou, ou de não ter comprado ações da Amazon a tempo, mas uma incapacidade de retomar a simples normalidade. De avançar de forma firme por este terreno irregular, de cumprir objetivos acessíveis.

Materialismo tecnológico

03.09.2021

Se uma tecnologia se desenvolve da tecnologia que lhe antecede, a próxima etapa será as máquinas construírem máquinas melhores, através de soluções de inteligência artificial.

Sentimento social dominante

03.06.2021

Seja no apoio a decisões políticas, na pressão à economia, na construção de audiências ou na evolução dos hábitos de consumo, ganha quem entender mais depressa qual o momento e conteúdo adequados.

Duelo de titãs

06.05.2021

Os benefícios mais referidos do trabalho remoto são a flexibilidade na organização de tarefas, menos tempo de deslocações, menos custos em transporte, alimentação e por vezes na renda e mais tempo com a família.

A melhor banda de todos os tempos da última semana

08.04.2021

Existimos num mundo de expectativa elevada e falsa perfeição. Mas se as referências sociais funcionam como um mecanismo de confirmação dos nossos valores no desenvolvimento pessoal, não seria desejável que fossem pelo menos verdadeiras?

Contra os canhões

05.03.2021

Como dois provérbios que se esbarram na sua contradição, se é verdade que o ser humano se adapta facilmente, é igualmente verdade que resiste à mudança. Em parte, nessa resistência está a origem do cansaço e algures na interseção destas duas realidades – adaptação e resistência – está a solução deste problema.

O poder de facto

05.02.2021

Segundo os mesmos analistas, outras oportunidades que venham a surgir de ações concertadas de compra de ações vão beneficiar os investidores profissionais, agora que detetaram a falha, isto até um “underdog” fazer valer a sua aparente desvantagem.

Os lados da moeda

08.01.2021

Ao ser menos penalizada pela instabilidade dos portefólios de crédito e variações nas taxas de juros, a banca de investimento está a conseguir tirar proveito da actividade transaccional de curto prazo e da volatilidade dos mercados financeiros.

Ver Mais
Publicidade
C•Studio