pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Pergunta que se impõe: não seria bom reabrir as cidades aos turistas sem as lojas de ímanes e porcelanas Made In (vocês-sabem-onde) em cada esquina? Ora, não há qualquer razão para isso não acontecer.

E se acabássemos com as lojas de souvenirs?

E o problema que fustiga a nossa economia desde o início da pandemia é que a maior parte destas medidas, bem como os planos de ajuda financeira às empresas, faz tábua rasa de sectores inteiros. Ou seja, aplicam o mesmo diagnóstico e a mesma solução a empresas que em comum só têm o CAE e às vezes nem isso.

O autoteste que nos falta

Os donos dos negócios, os seus trabalhadores e os seus clientes, por muitos que sejam e por mais importantes que possam ser para a nossa economia, não votam necessariamente na junta onde está o negócio.

Eles é que são os presidentes das juntas

Ramsay promoveu as fabulosas percebes da nossa costa como ninguém o fez até hoje. Disse que o porco preto do montado alentejano foi só “o melhor porco que comeu até hoje”. E revelou o mais antigo segredo do país: o vinho de Colares. Contem com os dedos das mãos o tempo que vai demorar até todos estes negócios começarem a sentir os efeitos do programa.

O país que come Ramsays ao pequeno-almoço

Falar de um projecto tractor não é falar de subcontratação, nem muito menos de um spin-off de outras actividades, dentro da mesma empresa ou do mesmo grupo. Estou a falar de uma genuína agregação de talento e esforço, com vista a fazer crescer empresas com capital social diferente, que podem contribuir para o mesmo negócio, mas correm em pistas paralelas.

Sabe o que é um projecto tractor?

Este perfil de consumidor, que será profusamente estudado no futuro, traz consigo novos gostos – sobretudo pelo que é saudável, sustentável, espiritual – e um poder de consumo quase idêntico ao de um turista, mas durante mais tempo. Por isso não é emigrante nem imigrante.

Quantos nómadas valem uma Autoeuropa?

É que graças a esse contraditório ficámos a conhecer os cuidados ambientais dos maiores produtores de olival intensivo, os níveis de qualidade dos seus produtos e a pouca expressão geográfica que este modelo ainda representa no Alentejo e no país.

Avante com a agricultura intensiva!

Pelo que vi da pessoa, pelo que vi do profissional e acima de tudo por um princípio que me serve de regra na vida: defender a reputação de um homem sério, seja ele quem for, é responsabilidade de todos.

O veredicto de Manuel Salgado

O maior desafio de todos, no entanto, aquele que vai criar os tais vencedores do futuro, os novos autores de livros de gestão e de conferências inspiracionais, está acima destas dificuldades e chama-se saúde mental.

Trabalho em tempos de cólera

E o turismo, caro candidato Carlos Moedas, é bom para Portugal. Sem “mas”. Encostar-se ao populismo dos que confundem a árvore com a floresta de propósito, só para ter votos ou likes, não é admissível.

Moedas e a tentação do antiturismo

Sem preconceitos nem paternalismos, devíamos falar na invasão dos tuc-tucs, nos souvenirs Made in China, nos menus com preços de turista e em tudo aquilo que nos envergonha – para mudar. Pensar com seriedade na oferta que temos e na que queremos ter.

O patinho feio do PRR

Noticias Mais Lidas

Mais lidas

Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio