Cronista
Rui Patrício Advogado
Rui Patrício Estereótipos "on ice" e "um bom coração" 01.04.2019 Rui Patrício
Mesmo que recorrendo quase sempre a estereótipos, os contos infantis, na sua maior parte, procuram inculcar uma certa ideia de "bem" e educar pelo exemplo.
Rui Patrício Como Camilo Castelo Branco completa L. Frank Baum 11.03.2019 Rui Patrício
Coragem, coração e cérebro são o que mais importa nesta vida, afinal, e é da presença dos três e do equilíbrio entre eles que quase tudo se faz.
Rui Patrício O Tribunal Constitucional e o fundo da agulha 04.02.2019 Rui Patrício 98
Mesmo que por reação a algum abuso, não pode cair-se numa adaptação do dito evangélico, ao ponto de ser mais fácil que um camelo passe pelo fundo de uma agulha do que um recurso entre no Tribunal Constitucional.
Rui Patrício A confiança, critério jurídico e suporte de gestão 07.01.2019 Rui Patrício
A confiança não é apenas um critério jurídico fundamental e, por isso, um património de civilização. Ela é também um suporte inarredável de gestão, tão mais importante quando mais a vida corre veloz e se apresenta complexa.
Rui Patrício "Compliance" e a dieta dos seis passos 03.12.2018 Rui Patrício
Sem uma censura dos comportamentos desviantes o caminho não se completa e não frutifica, nas várias e imprescindíveis vertentes do "compliance".
Rui Patrício No Brasil, "ganhou" Umberto Eco 05.11.2018 Rui Patrício
O inimigo é o mais perfeito bode expiatório e, quanto mais complexas são as sociedades e quanto mais intensos (mesmo que difusos) são os medos e as fraquezas, tanto mais necessários são os inimigos.
Rui Patrício Lizardo 01.10.2018 Rui Patrício
Um opinador bestial aos olhos dos outros pode, facilmente, passar a besta quanto começa a decidir sobre as suas vidas, em ponto pequeno ou grande.
Rui Patrício A vida como ela é 03.09.2018 Rui Patrício
Gostam de Nelson Rodrigues? Eu sim, e muito. Do Nelson Rodrigues dramaturgo, cronista, romancista de um romance só; homem paradoxal, excessivo e controverso, cru até ao limite às vezes, et cetera.
Rui Patrício Longe da vista, perto do coração  06.08.2018 Rui Patrício
Não esqueçam de que na bagagem podem também levar a lei do país de partida, lembrança importante para evitar eventuais problemas no regresso.
Rui Patrício Autoajuda e o gato de Cheshire 02.07.2018 Rui Patrício
Parece-me que o excesso de crença nestas coisas da autoajuda pode ter dois efeitos perversos. É tudo - como na vida em geral - uma questão de proporção. 

Marketing Automation certified by E-GOI