Cronista
Rui Patrício Advogado
Rui Patrício A Amazónia vista do alto por Anísio Teixeira  03.09.2019 Rui Patrício
Venho de estanciar uns dias no Brasil, não nas praias e nas paisagens de férias, de postagens e de encenações para "tutti quanti" verem e acreditarem que é "a" verdade, mas no interior da Bahia, em descoberta - das terras e das gentes e, também, das várias camadas da cebola que é a vida e que somos nós nela.
Rui Patrício Elza Soares questionando o Direito Natural 05.08.2019 Rui Patrício
Ficam destroços suficientes para, trinta anos depois da entrada na universidade, ainda não estar nada convencido sobre o Direito Natural.
Rui Patrício A "Novilíngua" do Processo Penal 01.07.2019 Rui Patrício
Até então, era costume que houvesse processos que mudavam muita coisa ou tudo, e normalmente isso acontecia de duas formas, alternativas ou cumulativas: mudava a lei e/ou mudava a jurisprudência.
Rui Patrício "Megaprocessos" ou os Infortúnios da Virtude 03.06.2019 Rui Patrício
Ou há "megaprocessos" por obstinação virtuosa que, muitas vezes e por várias razões, conduz à perdição ou ao infortúnio, ou então há razões profundas, ou mesmo sub-reptícias, para que se façam processos "mega", com tudo o que eles trazem de perversão.
Rui Patrício Conflito e concordância 07.05.2019 Rui Patrício
É óbvio e pacífico afirmar que - desde o princípio dos tempos humanos - há conflitos e colisões entre valores, bens, direitos e interesses. O conflito é, aliás, tão natural na vida comunitária como o respirar é natural na existência individual.
Rui Patrício Estereótipos "on ice" e "um bom coração" 01.04.2019 Rui Patrício 28
Mesmo que recorrendo quase sempre a estereótipos, os contos infantis, na sua maior parte, procuram inculcar uma certa ideia de "bem" e educar pelo exemplo.
Rui Patrício Como Camilo Castelo Branco completa L. Frank Baum 11.03.2019 Rui Patrício
Coragem, coração e cérebro são o que mais importa nesta vida, afinal, e é da presença dos três e do equilíbrio entre eles que quase tudo se faz.
Rui Patrício O Tribunal Constitucional e o fundo da agulha 04.02.2019 Rui Patrício 98
Mesmo que por reação a algum abuso, não pode cair-se numa adaptação do dito evangélico, ao ponto de ser mais fácil que um camelo passe pelo fundo de uma agulha do que um recurso entre no Tribunal Constitucional.
Rui Patrício A confiança, critério jurídico e suporte de gestão 07.01.2019 Rui Patrício
A confiança não é apenas um critério jurídico fundamental e, por isso, um património de civilização. Ela é também um suporte inarredável de gestão, tão mais importante quando mais a vida corre veloz e se apresenta complexa.
Rui Patrício "Compliance" e a dieta dos seis passos 03.12.2018 Rui Patrício
Sem uma censura dos comportamentos desviantes o caminho não se completa e não frutifica, nas várias e imprescindíveis vertentes do "compliance".

Marketing Automation certified by E-GOI