Cronista
Rui Patrício Advogado
Rui Patrício Nureyev, Nilo Argolo e Falstaff: tipos e tropos em “recursos humanos” 01.06.2020 Rui Patrício
Pode-se escolher citar e caminhar por onde se quiser, desde os gregos a Freud, desde os gurus anglo-saxónicos até ao bom senso e à batida vivência dos nossos avós, em especial daqueles que têm olho vivo e não vão em cantigas, sobretudo quando cheira a poder ou a desejo dele.
Rui Patrício CO(n)VID(a) – Apontamentos de um bota de elástico 04.05.2020 Rui Patrício
As pessoas precisam de sair, de circular, de interagir pessoalmente (e não falo das que não podem nem pensar em escolher o teletrabalho ...). Não se vive de forma sã e completa numa caverna, mesmo que tenha ecrãs, disfarçando uma espécie de agorafobia coletiva.
Rui Patrício O tribunal nos tempos de vírus 06.04.2020 Rui Patrício
Todavia, como em tudo na vida, há que buscar algum equilíbrio, quer entre a gravidade do risco e os efeitos das medidas para a sua prevenção, contenção e combate, quer entre a segurança aconselhável e a insegurança e a ousadia necessárias.
Rui Patrício Suspeitas sobre a justiça e Pompeia Sula, mulher de César 03.03.2020 Rui Patrício 214
O campeonato da popularidade é para outros, não é para juízes. No dia em que assim for, então estaremos muito mal, como aliás já se viu noutros tempos ou neste tempo.
Rui Patrício “A pile of little arms” 04.02.2020 Rui Patrício
Arte que é arte perdura no tempo, não tanto fisicamente ou na memória (digamos), mas na sua faculdade de tocar as pessoas, e a arte maior toca-nos de cada vez que tomamos contacto com ela, por mais vezes que a ela regressemos.
Rui Patrício Cooperação internacional penal - sedução, dificuldade e ratoeiras 20.01.2020 Rui Patrício
É preciso ter algum cuidado na análise e sobretudo nas esperanças que a cooperação suscita (ou, visto de outro lado, nos temores que a mesma pode provocar). O tema é complicado, é escorregadio, oferece mais do que dá umas vezes, e outras assusta mais do que pode.
Rui Patrício Plágio e o combate ao “pensamento por alto” 07.01.2020 Rui Patrício 46
Plagiar é enganar os outros, porque significa apresentar como nosso algo que não é, tratando-se por isso de um embuste e da transmissão de uma falsa imagem de nós e das nossas capacidades, simulando uma criatividade, um empenho e um esforço que não tivemos
Rui Patrício O Brexit (ou outra coisa qualquer) visto de Savile Row 19.12.2019 Rui Patrício
Savile Row é liberdade de comércio, é facilidade de circulação, é generosidade migratória. É a velha Londres na nova Londres, que é o ponto de encontro do mundo.
Rui Patrício Retalhos da vida judiciária - II 03.12.2019 Rui Patrício
É preciso cuidado com a imitação ou a importação de outros sistemas, de diferentes países, porque primeiro é preciso conhecer esses sistemas bem e na sua globalidade, antes de importar uma ideia sedutora.
Rui Patrício Retalhos da vida judiciária - I 03.12.2019 Rui Patrício
Amanhã outra polémica, outro fenómeno, outro “homem que morde o cão”; e assim sucessivamente, ficando (nós) sempre aquém da tentativa de abrangência, com serenidade e profundidade.

Marketing Automation certified by E-GOI