pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Num universo de mais de quatro mil escolas europeias e treze mil no mundo, todas potenciais candidatas ao ranking, a posição da IBS não é apenas um número. É um sinal de consistência, muita consistência, de relevância, muita relevância, e de capacidade de competir num espaço onde poucos acreditariam que Portugal pudesse marcar posição de forma tão firme e tão perene.

2025: de novo no top 50 das Business Schools do Financial Times

O futuro da educação em gestão passará, inevitavelmente, por um equilíbrio entre pensamento crítico e aplicação tecnológica. O desafio não é escolher entre humanismo e algoritmos — é integrá-los. Ensinar gestão com IA significa ensinar a decidir melhor, com mais dados, mais cenários e mais consciência ética.

IA e o futuro das escolas de gestão: alinhar regras de jogo?

O problema não é a escassez de lugares, mas a escassez de alunos. E este fenómeno tenderá a agravar-se, com impactos diretos na sustentabilidade do sistema de ensino superior, na planificação das instituições, e até, na coesão territorial, já que muitas escolas fora dos grandes centros poderão enfrentar dificuldades acrescidas para preencher as suas turmas e cursos.

Menos candidaturas ao ensino superior: só o processo? Ou também a demografia?

As universidades, a continuarem públicas, têm de agir com a agilidade e o foco estratégico de instituições que operam num mercado competitivo e exigente e debaixo de um quadro muito mais próximo de parcerias público-privadas do que de universidades totalmente públicas.

Financiar o ensino superior: mudar de paradigma

Harvard recusou formalmente o acordo proposto, alegando que ele viola a Primeira Emenda da Constituição e ultrapassa os limites legais do governo. A universidade reafirma o seu compromisso com a independência institucional e com os valores de liberdade de pensamento e de investigação.

Sobre o comunicado de Harvard à Administração Trump

Enquanto a IA transforma a forma como se faz formação de executivos, as escolas que aspiram a uma presença global devem também abraçar o seu papel em moldar os líderes que não só deverão compreender as "nuances" tecnológicas da IA, mas, também, serem defensoras dos princípios éticos que devem orientar o seu uso.

IA: destilação, "pai - filhos" e ética na formação de executivos

Julgo que conjuntamente com a minha Comissão Executiva e o meu "staff", assim como com coordenadores de programas, professores e lado a lado com todos os "stakeholders", conseguimos dar passos importantes para a formação de executivos do Iscte-IUL, bem como para Portugal.

6 anos de Iscte Executive Education: obrigado!

Noticias Mais Lidas

Mais lidas

Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
Publicidade
C•Studio