pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

O ano 2026 pode, assim, ser um momento verdadeiramente definidor. E é aqui que a lição dos 250 anos dos EUA se torna, de novo, relevante. O futuro não se constrói contra o passado, mas também não se sustém apenas nele. Uma época só ultrapassa outra quando recupera o seu princípio vital.

2026 — Lições de 250 anos de História dos EUA

O Natal irrompe nos últimos dias do ano como um sinal silencioso de que o transcendente habita o quotidiano e de que a esperança mais do que um conceito é uma presença.

A coragem de uma esperança ativa

A admiração pelos nossos Heróis, quando é sincera e profunda, desperta em nós um processo de reflexão sobre nós mesmos e a vida que nos transforma a partir de dentro e nos leva, cada dia, a ser melhores.

Os heróis que escolhemos

Todos percebemos a magnitude e a rapidez da mudança no tempo em que vivemos. A novidade, o “novo” surpreende-nos constantemente: no domínio da tecnologia, da ciência ou da economia, mas também nas aspirações das pessoas, na cultura, na sociedade ou no cenário internacional.

Lições da Ciência

Estamos perante um momento civilizacional de mudança e a nossa resposta não pode ser a de meros espectadores ante as mudanças que vemos acontecer. Mais do que ver, há que fazer. E fazer não apenas mais, mas sobretudo melhor.

Desenvolvimento: uma questão de liderança

A minha proposta para estas férias é que sejam um tempo de aprendizagem em competências essenciais à nossa própria humanidade: olhar para ver, cuidar dos outros e do mundo e fazê-lo a partir do coração.

Cuidar do mundo e do coração

Na História e na vida, encontramos muitos líderes, políticos e empresariais, prudentes, abertos e com um elevado sentido do bem comum. Líderes que promovem ambientes de liberdade, confiança e desenvolvimento, líderes que sabem criar as condições para que os outros trabalhem bem e cresçam como pessoas e, em conjunto, como organização e como país.

Negócios, política e a paz

Precisamos de um país onde ser Mãe deixe de ser um fardo e volte a ser um projeto com dignidade. Onde a mulher não tenha de escolher entre os seus filhos e a sua carreira. Onde a maternidade seja apoiada, protegida e incentivada — não apenas tolerada.

Dar à luz o futuro

Se, neste momento, parece que estamos noutro planeta, é porque estamos a viver nos tempos de PLUTO. Somos extraterrestres no nosso planeta Terra. Tal como no seu homónimo planetário, estamos a entrar numa nova fase de mudanças intensas e profundas que transformam a nossa vida.

"Welcome to PLUTO!"

Em Portugal, as mulheres praticamente atingiram a paridade em termos de educação e da população empregada. Contudo, um olhar mais detalhado sobre os números reconhecerá que existem três tipos de atividades económicas que empregam um terço das mulheres e onde estas são a maioria, a saber: Saúde e Apoio Social (83,3%), Educação (75%) e Atividades de Base Familiar (98%).

Em mais um Dia Internacional da Mulher

Noticias Mais Lidas

Mais lidas

Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
Publicidade
C•Studio