A digitalização da indústria: uma viagem com novas parcerias
As empresas industriais que se pretendem digitalizar deverão desenvolver de forma sistemática um ecossistema alargado para a entrega de serviços digitais aos seus clientes.
- Partilhar artigo
- ...
As empresas industriais têm vindo a transformar os seus modelos de negócio de modo a usarem tecnologias digitais para criar, entregar e capturar maior valor. Em particular, o investimento em tecnologias como plataformas de dados industriais e "analytics" tem permitido criar novas fontes de receita a partir da oferta de serviços digitais inovadores aos clientes. Por exemplo, um fabricante que produz e instala elevadores, pode usar tecnologias digitais (sensores, tecnologias de comunicação) para fazer a monitorização remota do funcionamento dos elevadores nas instalações dos clientes. Através da análise dos dados recolhidos, o fabricante pode antecipar necessidades de manutenção ou reparação antes de ocorrer um problema, estudar padrões de utilização diária dos elevadores para otimizar a forma como os elevadores respondem às chamadas dos utilizadores e reduzir consumos energéticos, entre outras valias. Deste modo, o fabricante pode oferecer aos clientes contratos de longa duração mediante os quais o cliente paga uma "fee" mensal que inclui toda a atividade de manutenção e gestão dos equipamentos, comprometendo-se a assegurar certos resultados (e.g., tempos de espera máximos dos elevadores ou metas de consumo energético).
Mais lidas