Gestão das entregas last mile no e-commerce: desafios e tendências para 2023
Crescentemente os retalhistas estão a fazer experiências com entregas robotizadas, recorrendo a veículos autónomos e drones, removendo assim a intervenção humana. A tecnologia ainda não está testada, mas tem havido grandes investimentos. A Amazon comprou recentemente a empresa de veículos autónomos Aurora por 530 milhões de dólares.
- Partilhar artigo
- ...
Embora o volume de vendas online tenha caído um pouco com a reabertura das lojas físicas após a pandemia, é hoje claro que a pandemia criou um “novo normal” ao nível dos hábitos de compra dos clientes e das suas expectativas. As vendas através da internet continuam a crescer acentuadamente a ponto de nos questionarmos hoje quando – e não se – as vendas online ultrapassarão as vendas em lojas físicas. A procura crescente no e-commerce e maiores níveis de exigência por parte dos clientes colocam pressão nos retalhistas para entregarem as encomendas mais rapidamente sem aumentar os custos. Para atingir este objetivo é essencial fazer uma boa gestão das entregas last mile, ou seja, a recolha e o transporte das mercadorias desde um armazém ou centro de distribuição até ao seu destino final – tipicamente, a casa de um cliente.
Mais lidas