Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Os riscos especiais de inflação na Europa

01.04.2021

Se a economia recuperar e os estímulos orçamentais impulsionarem a procura reprimida, muito crédito bancário poderá emergir repentinamente do dinheiro do banco central. O crescimento dos preços começará então a acelerar, e o BCE terá muita dificuldade em contê-lo sem um travão à inflação que funcione.

O desastre da vacinação na Europa

24.01.2021

  No final, o planeamento central e o lóbi de fabricantes estabelecidos criaram o desastre das vacinas na Europa. Os europeus terão agora de viver com as consequências de uma tragédia evitável.

Um triunfo da inovação e da imigração alemãs

10.12.2020

É muito ilustrativo, portanto, que a indústria farmacêutica da Alemanha esteja a alcançar reconhecimento internacional graças ao trabalho inovador de dois filhos de imigrantes que foram atraídos para o país pelo vácuo demográfico para o qual a própria indústria contribuiu.

A nova roupagem da crise do euro

04.08.2020

Tornou-se cada vez mais claro que a crise económica decorrente da pandemia é uma extensão da crise do euro que tem continuado ativa desde o colapso do Lehman Brothers em 2008.

O mundo está em guerra

22.03.2020

A nível global, nem todas as respostas à crise foram bem direcionadas, e outras não tiveram robustez suficiente. O mais preocupante é que alguns governos se convenceram de que podem simplesmente desacelerar a propagação do vírus, em vez de tomarem as medidas necessárias para o travarem de vez.

Quem paga a fatura do Green Deal?

30.01.2020

A iminente violação do espírito do Tratado de Maastricht será dupla: a UE assumirá dívidas de forma encapotada e fá-lo-á através da impressora de dinheiro.

A estratégia de "cada um por si e todos contra Trump" do BCE

02.10.2019

O BCE nega veementemente que siga uma política de taxa de câmbio, pois sabe que isso está completamente fora do seu mandato. Mas é-lhe, muito simplesmente, impossível negar que a sua política se faça à custa dos parceiros comerciais da Europa. A situação é inquietantemente parecida com as desvalorizações competitivas dos anos 30.

A contenção do BCE chega ao fim

11.08.2019

Ao procurar justificar a nova fase de política monetária expansionista do BCE, Draghi referiu-se várias vezes à rápida deterioração do setor industrial europeu. O ainda presidente do BCE quer uma política monetária que ajude a uma política orçamental mais expansiva, necessária para revitalizar a economia europeia.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio