Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Espanha mantém crescimento mesmo com Zona Euro a travar

A economia espanhola cresceu 2,5% no terceiro trimestre. escapando a desaceleração sentida no conjunto da Zona Euro.

Tiago Varzim tiagovarzim@negocios.pt 31 de Outubro de 2018 às 12:12
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...
Espanha continua a destacar-se por ser uma das economias avançadas da Zona Euro com um dos maiores ritmos de crescimento. Apesar da Zona Euro ter travado no terceiro trimestre, a economia espanhola manteve-se em alta: cresceu 2,5%, em termos homólogos, e 0,6%, em cadeia. Os números foram divulgados esta quarta-feira, 31 de Outubro, pelo gabinete de estatística espanhol.

O ritmo de crescimento é semelhante ao do segundo trimestre, mas os contributos das componentes mudaram. A procura interna deu um contributo menos positivo de três pontos percentuais (3,3 p.p. no segundo trimestre) ao passo que a procura externa deu um contributo menos negativo de -0,5 pontos percentuais (-0,8 p.p. no segundo trimestre).

Quanto aos sectores, o agrícola passou a dar um contributo negativo assim como a indústria. Essa queda foi compensada pelo melhor contributo dado pelos serviços, nomeadamente nas actividades financeiras e seguros assim como nas actividades científicas e técnicas.

Espanha continua assim a crescer a um bom ritmo numa altura em que já é visível a desaceleração da Zona Euro. No terceiro trimestre, o PIB do conjunto do países da moeda única cresceu 1,7%. Este desempenho representa uma travagem face ao primeiro semestre em que a economia europeia cresceu 2,3%.
Ver comentários
Saber mais Espanha PIB economia produto interno bruto zona euro união europeia UE europa
Outras Notícias