Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Costa admite que concelhos que tenham evoluído positivamente saiam da lista já no domingo

O primeiro-ministro admitiu que os concelhos que tenham entretanto baixado do patamar definido pelo Governo para a classificação de risco elevado da covid-19 possam ser retirados já este domingo da lista de municípios sujeitos a maiores restrições.

Lusa
Pedro Curvelo pedrocurvelo@negocios.pt 19 de Novembro de 2020 às 21:13
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Os concelhos que constam da lista de 191 municípios classificados de elevado risco para a covid-19 que tenham entretanto baixado do limiar dos 240 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias poderão vir a ser retirados do rol de concelhos onde vigoram medidas mais restritivas, como o recolher obrigatório, já a partir de domingo, indicou esta quinta-feira António Costa.

Questionado pelos jornalistas após a reunião por videoconferência do Conselho Europeu, o primeiro-ministro lembrou que aquando da atualização da lista de concelhos de risco - que passou de 121 para 191 - os sete municípios que deixaram de constar da listagem inicial viram as restrições levantadas "de imediato".

Costa deu esta indicação após ser confrontado com declarações do Presidente da República sobre a adoção de medidas "porventura, parte delas ainda durante o fim de semana". O líder do Executivo esclareceu que todas as medidas que venham a ser decididas no âmbito da renovação do estado de emergência que será votado sexta-feira pelo Parlamento "apenas vigoram a partir das 00:00 de 24 de novembro, que é quando vigora esse estado de emergência".

"Porventura, o que o Presidente da República se referia era à possibilidade de, tal como fizemos na quinta-feira passada, se os concelhos apresentarem uma evolução positiva e se encontrem abaixo dos 240 casos por 100 mil habitantes, podermos no sábado decidir retirá-los da lista com efeitos logo às 00:00 de domingo".

Na anterior atualização, saíram de imediato da lista de concelhos de risco sete municípios: Batalha, Mesão Frio, Moimenta da Beira, Pinhel, São João da Pesqueira, Tabuaço e Tondela.
Ver comentários
Saber mais António Costa covid estado de emergência concelhos lista casos evolução restrições
Outras Notícias