Economia Produção industrial da Alemanha sobe inesperadamente em agosto

Produção industrial da Alemanha sobe inesperadamente em agosto

Os números da produção industrial de agosto na Alemanha foram positivos, contra as expectativas dos analistas. Os receios de uma recessão acalmaram, mas continuam a espreitar.
Produção industrial da Alemanha sobe inesperadamente em agosto
Bloomberg
Negócios 08 de outubro de 2019 às 08:01

A produção industrial germânica subiu 0,3% em agosto, face a julho, depois de dois meses consecutivos de contração, aliviando os receios sobre o impacto que a guerra entre os EUA e os seus parceiros comerciais.

Apesar dos números positivos de agosto, a previsão sobre a saúde da maior economia da Europa permanece incerta, com a produção a cair cerca de 4% neste ano e o fluxo de encomendas a encolher.

O euro beneficiou com este aumento de produção e apreciou contra o dólar depois da divulgação dos números. Sobe agora 0,1% para os 1,0981 dólares.

Ultimamente, a Alemanha tem divulgado vários dados económicos desapontantes. Por exemplo, o número de encomendas à indústria do país caiu 0,6% em agosto, o dobro daquilo que era estimado pelos analistas – e regista 15 meses consecutivos de redução, em termos homólogos.

Com o fluxo negativo de dados económicos, precipitados pela contínua guerra comercial que tem oposto os EUA à China e à União Europeia, aumentaram os receios de um nova contração do PIB da Alemanha, o que conduziria à recessão. 

Os cinco maiores institutos de research germânicos antecipam que o abrandamento da economia alemã vai perdurar durante o próximo ano e reviram o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em baixa, apontando para uma subida de 1,1% em 2020, quando em abril esperavam que o crescimento no próximo ano fosse de 1,8%.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI