Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

PRR já recebeu mais de 30 mil candidaturas mas apenas 16% foram aprovadas

Balanço feito pela estrutura de missão "Recuperar Portugal" indica que, até ao momento, foram contratualizados 9.791 milhões de euros do total de 16 mil milhões que serão distribuídos ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência.

Mário Cruz / Lusa
Joana Almeida JoanaAlmeida@negocios.pt 14 de Outubro de 2021 às 18:41
  • Partilhar artigo
  • 5
  • ...
O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) já recebeu mais de 30 mil candidaturas, apresentadas por famílias, empresas ou autarquias. Mas, segundo o balanço feito esta quinta-feira pela estrutura de missão "Recuperar Portugal", apenas uma em cada seis candidaturas aos 16 mil milhões de euros do PRR foram aprovadas. 

Os dados mostram que as famílias são os beneficiários que apresentaram mais candidaturas até ao momento: 29.424, mais 1.743 do que na semana passada. As empresas apresentaram mais 28 candidaturas esta semana, somando já um total de 173 candidaturas apresentadas. Dessas, cinco foram entregues por empresas públicas. 

Depois das eleições autárquicas de 26 de setembro, foram formalizadas 21 candidaturas ao PRR por parte das autarquias e áreas metropolitanas. Há ainda 35 candidaturas vindas de instituições de ensino superior e, durante esta última semana, concorreram aos fundos do PRR mais 946 instituições da economia solidária e social.

Apesar de o número de candidaturas ter aumentado nas últimas semanas segundo o balanço da estrutura de missão "Recuperar Portugal", só 5.125 candidaturas foram aprovadas (5.107 apresentadas por famílias e 18 por empresas). É também às famílias que foram atribuídos agora mais pagamentos: 8 milhões de euros. Já as empresas receberam 100 mil euros.

Ao todo, foram contratualizados 9.791 milhões de euros num total de 16.644 milhões que serão distribuídos ao abrigo do PRR. O pilar "Transição Digital" é agora o que tem melhor execução, com 64% das verbas contratualizadas.

Já no que toca à "Resiliência" foram assinados contratos relativos a 58% das verbas previstas e 57% dos mais de três milhões atribuídos à "Transição Climática" estão contratualizados.
Ver comentários
Saber mais PRR Recuperar Portugal Resiliência política orçamento do estado e impostos
Outras Notícias