pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

PSD aumenta distância do PS na primeira sondagem da Católica com voto em urna

O PSD continua a convencer 36% dos inquiridos enquanto o PS baixa de 36% para 31%, na primeira sondagem da Universidade Católica para a RTP, "Diário de Notícias" e Antena 1 com voto em urna.

01 de Junho de 2011 às 20:12

O PSP e o CDS elegem, em conjunto, entre 115 e 130 deputados, garantindo assim a maioria absoluta ou, na pior das hipóteses, um empate parlamentar (115-115), de acordo com a sondagem feita pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa (CESOP), nos dias 28 e 29 de Maio, para o DN, o JN, a RTP e a Antena 1.

O PSD mantém os mesmos 36% do anterior barómetro, o que lhe pode valer entre 95 e 106 deputados, mas o PS, que estava empatado, desce agora para 31%, podendo eleger apenas entre 78 e 88 deputados.

Nesta sondagem, os indecisos caiem de 28% para 12% e os que recusam responder de 8% para 2%. Mas estas mudanças também se verificam porque foi alterado o método da sondagem, deixando de ser por resposta oral e passando a ser através de voto em urna (normalmente, muito mais próximo da verdadeira intenção do que quando os inquiridos respondem a uma pergunta), o que não só explica a queda drástica de indecisos e de recusas, mas também pode ter alterado a comparação perfeita com os resultados dos barómetros anteriores.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio