pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Revista do ano: Dezembro

Ainda não foi desta que a transportadora aérea foi privatizada. O Executivo optou por não vender a TAP ao único interessado - Germán Efromovich - mas garantiu que o processo será retomado. O Orçamento do Estado já chegou às mãos do Presidente da República e Bruxelas alerta que défice de 2012 não está garantido.

27 de Dezembro de 2012 às 00:01

Os momentos nacionais

 

14 de Dezembro Zon e Optimus avançam para fusão. A Sonaecom e Isabel dos Santos, que detém a Kento e a Jadeium, chegaram a um acordo no sentido de "promover juntos das administrações da Zon e da Optimus uma operação de fusão entre as duas empresas, por incorporação da Optimus na Zon".

19 de Dezembro António Nogueira Leite abandona CGD. O vice-presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos, António Nogueira Leite, decidiu renunciar à administração do banco público por divergências com o accionista Estado, designadamente sobre o que deve ser o papel da instituição financeira. Ao longo dos últimos 15 meses, o economista equacionou diversas vezes renunciar o cargo, mas só agora concretizou essa intenção.

19 de Dezembro Cavaco Silva adia apreciação do Orçamento pelo TC. O Presidente da República optou por não enviar para o Tribunal Constitucional, para fiscalização preventiva, o Orçamento do Estado (OE) para 2013, o que significa que os juízes do Palácio Ratton só se pronunciarão sobre o documento já em 2013, em sede de fiscalização sucessiva.

19 de Dezembro Juros da dívida abaixo dos 7%. As taxas exigidas na compra da dívida portuguesa no mercado secundário, onde os investidores trocam entre si títulos "antigos", descem abaixo dos 7% no prazo a 10 anos. A marca ganhou simbolismo por ter sido o "ponto de não-retorno" na Grécia e na Irlanda e depois de o ex-ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, ter dito que a partir desse nível o pedido de ajuda começava a ponderar-se.

20 de Dezembro Governo decide não vender TAP a Efromovich mas mantém privatização na agenda. O Conselho de Ministros decidiu não dar seguimento à única proposta de compra da companhia aérea apresentada pelo colombiano Germán Efromovich, confirmou o Governo, justificando que as ofertas “não foram garantidas inequivocamente”, como se exigia no caderno de encargos. Contudo o objectivo da privatização mantém-se. O processo será retomado "idealmente" no próximo ano.

21 de Dezembro Bruxelas alerta que défice de 5% em 2012 não está garantido

A Comissão Europeia admite que o défice orçamental deste ano não seja de 5% do PIB, como planeado, pois as receitas fiscais poderão ficar abaixo do esperado e as medidas de contenção de despesa só terão impacto em Dezembro, especialmente por atrasos na Segurança Social. A estes elementos estruturais junta-se ainda a receita da concessão da ANA que poderá não ser considerada no défice de 2012. 

Com o povo desesperado e, em grande parte, na miséria, [Pedro Passos Coelho] corre imensos riscos. 
Mário Soares

Os momentos internacionais

 

8 de Dezembro Mario Monti anuncia que vai abandonar o cargo de primeiro-ministro. O primeiro-ministro italiano, Mario Monti, comunica ao Presidente da República a intenção de se demitir após a aprovação do Orçamento. Esta decisão ocorre após Silvio Berlusconi ter retirado o apoio do seu partido ao governo de Mario Monti e ter manifestado a intenção de se recandidatar a primeiro-ministro nas eleições de 2013. 

Revista do ano: Dezembro

13 de Dezembro Eurogrupo liberta 34,3 mil milhões para a Grécia. Os ministros das Finanças da Zona Euro decidiram desbloquear uma nova tranche de 34,3 mil milhões de euros de ajuda à Grécia. O montante em causa, que Atenas esperava desde Junho, contempla 16 mil milhões de euros para recapitalizar os bancos gregos, 7 mil milhões de euros para despesas do Estado e 11,3 mil milhões de euros para cobrir o processo de recompra de dívida.  

14 de Dezembro Massacre em escola nos Estados Unidos vitima 20 crianças e sete adultos. No dia 14 de Dezembro No dia 14 de Dezembro, Adam Lanza, de 20 anos, levou para a escola primária Sandy Hook a Bushmaster de calibre .223 da sua mãe, uma espingarda de assalto semi-automática usada pelo exército norte-americano no Afeganistão e um dos modelos mais comprados nos EUA. Utilizando cartuchos de 30 balas, Lanza assassinou 20 crianças entre os 6 e os 7 anos e sete adultos. Um deles, a sua própria mãe. Sandy Lanza tinha cinco armas em casa e foi ela que ensinou o filho a atirar.

 

18 de Dezembro S&P sobe notação da Grécia em seis níveis. A agência de notação financeira anunciou uma subida do "rating" da Grécia, que passa de Selective Default – incumprimento selectivo – para "B-". A dívida soberana de longo prazo mantém-se assim em categoria de "lixo", mas a S&P já não considera que o país esteja parcialmente em "default". A perspectiva, por seu lado, é "estável", o que significa que não é previsível um corte para breve.

26 de Dezembro EUA tentam evitar "precipício orçamental". As negociações com vista a evitar as alterações à política orçamental que entrarão em vigor nos Estados Unidos da América (EUA), automaticamente, no início do próximo ano, continuam a decorrer. A 26 de Dezembro, o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, interrompeu as férias de Natal no Havai para procurar alcançar um acordo com os republicanos que evite o "precipício orçamental" em Janeiro.

 
Ver comentários
Publicidade
C•Studio