pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Sonae premeia quatro projetos do “mais poderoso elevador social”

A 3.ª edição do Prémio Sonae Educação atribuiu 150 mil euros ao Agrupamento de Escolas Gil Vicente, CADIn, Skoola e Associação Topsail, cujos projetos promovem a inclusão de crianças e jovens com necessidades educativas e o desenvolvimento de competências digitais e sociais.

Representantes dos 10 finalistas selecionados com membros do júri do Prémio Sonae Educação.
Representantes dos 10 finalistas selecionados com membros do júri do Prémio Sonae Educação. D.R.
21 de Outubro de 2025 às 19:07

Por considerar que o seu próprio percurso “só foi possível devido às oportunidades que os estudos lhe proporcionaram para desenvolver o seu potencial”, Belmiro de Azevedo (1938-2017) também promoveu um forte investimento na Educação e na formação.

Uma prioridade do empresário que extravasou as fronteiras da Sonae, tendo conduzido à criação da EDULOG, um "think tank" dedicado à Educação, e ao surgimento, em 2008, do Colégio Efanor, em Matosinhos, sendo que ambos pertencem à Fundação Belmiro de Azevedo.

Para valorizar a educação e o legado de Belmiro de Azevedo, em maio de 2023 a Sonae lançava um prémio no valor de 100 mil euros com o objetivo de facilitar o acesso e promover a inovação no ensino em Portugal.

No ano passado, o valor monetário da segunda edição do Prémio Sonae Educação aumentou em 50%, com a Sonae a enfatizar que “a Educação é o mais poderoso elevador social, fundamental para acelerar o desenvolvimento individual e da sociedade, e para combater as desigualdades”.

Este ano, na sua terceira e mais concorrida edição de sempre, o Prémio Sonae Educação selecionou quatro entre 466 candidaturas pelo seu impacto na promoção da inclusão, inovação e acesso equitativo à Educação em Portugal.

Foi a primeira vez que o prémio reconheceu quatro projetos vencedores e inclui uma escola pública entre os distinguidos, tendo a entrega do prémio decorrido esta terça-feira, 21 de outubro, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

O Agrupamento de Escolas Gil Vicente, CADIn, Skoola e Associação Topsail são os grandes vencedores do Prémio Sonae Educação em 2025, tendo sido contemplados com um total de 150 mil euros e a integração no ecossistema de mentoria e apoio da Sonae durante 12 meses.

“Este ano, temos vencedores que nos apresentaram tecnologia, arte, intervenção terapêutica e leitura inclusiva. Quatro abordagens muito diferentes, mas com um denominador comum: colocar os jovens no centro da ação e dar-lhes ferramentas para o futuro. É este o objetivo do Prémio Sonae Educação e estamos muito orgulhosos deste grupo de vencedores e expectantes para acompanhar o impacto dos seus projetos”, afirma Eduardo Piedade, CDO da Sonae, em comunicado.

Os quatro vencedores desta edição foram escolhidos de entre um grupo de 10 finalistas selecionados por um júri composto por Eulália Ramos Alexandre (Direção-Geral da Educação), Isabel Leite (EDULOG), Filipe Almeida (Portugal Inovação Social), Ricardo Marvão (Beta-i) e João Günther Amaral (Bright Pixel).

“Ler sem Barreiras”

O projeto “Ler sem Barreiras”, promovido pelo Agrupamento de Escolas Gil Vicente, de Lisboa, recebe 16 mil euros, valor correspondente ao orçamento submetido na candidatura.

Desenvolvido a partir da biblioteca escolar, é dirigido a alunos com dislexia severa ou outras perturbações do neurodesenvolvimento que enfrentam grandes dificuldades na leitura.

“O valor do prémio irá possibilitar a aquisição de ‘eReaders’ com funcionalidades de leitura em voz alta, personalização de letra e contraste, permitindo o acesso inclusivo à literatura e ao conhecimento”, revela a Sonae, adiantando que “os beneficiários serão 60 alunos e espera-se o aumento do tempo de exposição à leitura, a melhoria da compreensão leitora, o reforço da autoestima e um maior envolvimento nas aprendizagens e na vida escolar”.

Esta é a primeira escola pública a vencer o Prémio Sonae Educação.

“Educação que Transforma”

O projeto “Educação que Transforma”, do CADIn – Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil, foi distinguido com um apoio de 50 mil euros.

Trata-se de um modelo nacional de inclusão que assegura diagnóstico precoce, intervenção terapêutica e capacitação de professores e famílias de crianças com perturbações do neurodesenvolvimento.

“O prémio permitirá ao CADIn acompanhar 200 crianças e jovens ao longo de 12 meses, levar ações de formação a mais escolas e em novos territórios, abrangendo 150 professores e técnicos, desenvolver materiais educativos acessíveis e consolidar um modelo já validado no terreno, com impacto reconhecido”, destaca a Sonae.

“Skoola”

Também com um prémio de 50 mil euros, a Skoola – Associação Música Skoola Artes e Cultura Urbana viu reconhecido o seu trabalho de inclusão através da arte. A academia de música urbana desenvolve atividades com jovens em contextos vulneráveis, promovendo autoestima, cidadania e novas perspetivas de futuro. O projeto oferece sessões criativas semanais a cerca de 200 participantes entre os 6 e os 18 anos, combinando expressão musical, escrita de canções e produção digital.

“O apoio financeiro permitirá reforçar a sustentabilidade da iniciativa e garantir que estas crianças e jovens, identificados por IPSS e técnicos escolares, tenham acesso à arte e à música”, assinala o grupo liderado por Cláudia Azevedo.

“TUMO – Centro de Tecnologias Criativas”

O “TUMO – Centro de Tecnologias Criativas”, da Associação Topsail, foi premiado com 34 mil euros.

Este programa extracurricular gratuito combina tecnologia e criatividade através de autoaprendizagem e “workshops especializados”, tendo já impactado “mais de 2.300 jovens em Lisboa e Coimbra e prepara-se para chegar a 4.500 participantes em 2025/2026”, sinaliza a Sonae.

O prémio “permitirá realizar 50 laboratórios avançados, dirigidos a um total de 800 alunos nos três centros TUMO, com experiências práticas e imersivas, reforçando competências digitais, criativas e sociais, e combatendo desigualdades estruturais”, descreve a promotora do prémio.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio