EUA e Ucrânia assinam acordo de minerais
Depois do impasse por vários meses, Washington e Kiev chegaram a um entendimento sobre os recursos minerais ucranianos, num momento crucial para as negociações de paz com a Rússia.
Os EUA e a Ucrânia chegaram a acordo sobre os recursos minerais da Ucrânia esta quarta-feira, num momento em que Kiev procura solidificar o apoio da Administração Trump nas negociações de cessar-fogo com a Rússia.
"Este acordo sinaliza à Rússia que a Administração Trump está empenhada num processo de paz centrado numa Ucrânia livre, soberana e próspera no longo prazo", disse o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, num comunicado.
Já a ministra ucraniana da Economia, Yulia Svyrydenko, disse numa publicação nas redes sociais que "juntamente com os EUA, estamos a criar um fundo que vai atrair investimento global para o nosso país".
O acordo, que foi adiado depois de um desentendimento entre Donald Trump e Volodymyr Zelensy na Casa Branca, vai dar acesso privilegiado dos EUA a novos projetos de investimento para desenvolver os recursos naturais ucranianos como o alumínio, grafite, petróleo e gás natural.
Mais lidas