David Cameron vence eleições com maioria absoluta
David Cameron alcançou o número mágico nestas eleições: 326 deputados. O Partido Conservador vai assim governar o Reino Unido nos próximos cinco anos.
PUB
Além de obter nova vitória nas eleições, aumentou o número de deputados e alcançou uma maioria absoluta na Casa dos Comuns. Uma vitória que surpreendeu os comentadores e superou todas as sondagens.
Com 650 lugares em disputa no parlamento, os conservadores obtiveram 331 mandatos, o que lhes permite governar com uma maioria.
PUB
A vitória estrondosa dos conservadores já fez rolar três cabeças entre os líderes partidários britânicos, com as demissões de Ed Miliband (Partido Trabalhista), Nick Clegg (Liberais Democratas) e Nigel Farage (UKIP).
PUB
O Partido Trabalhista foi o grande derrotado desta noite, tendo perdido 26 lugares para ficar com um total de 232. A grande derrota do Labour teve lugar na Escócia onde perdeu 40 lugares, ficando apenas com um círculo eleitoral. Ed Miliband anunciou hoje a sua demissão e garante que deu o seu "melhor" nos últimos cinco anos.
PUB
Os resultados da noite eleitoral contrastam com as sondagens. Ao longo da campanha, os inquéritos aos eleitores apontaram para uma corrida renhida. Mas, na realidade, os conservadores superaram as estimativas mais optimistas.
Os Liberais Democratas, por sua vez, obtiveram um resultado decepcionante. A coligação com os conservadores nos últimos cinco anos teve consequências negativas para o partido nestas eleições, perdendo 49 lugares. Nick Clegg já bateu com a porta e disse que não está arrependido de ter formado governo com David Cameron.
PUB
Mais a Norte, na Escócia, o Partido Nacional Escocês obteve um resultado surpreendente: tornou-se no terceiro partido mais representado na Casa dos Comuns. Dos 59 lugares em disputa, venceu 56 mandatos. O mapa da Escócia foi assim pintado de amarelo, a cor dos nacionalistas liderados por Nicola Sturgeon.
PUB
"O rugido do leão escocês foi ouvido esta manhã em todo o país", disse o antigo líder do partido, Alex Salmond, esta manhã.
PUB
Depois da grande vitória nas eleições europeias em 2014, os eurocépticos do UKIP conseguiram obter um lugar na Casa dos Comuns. É de destacar, contudo, que o líder partidário Nigel Farage perdeu no seu círculo eleitoral, ficando de fora do parlamento.
PUB
Nigel Farage já anunciou a sua demissão, mas este pode não ser um adeus, mas um até já, pois o político prometeu "pensar na sua vida" durante as férias de verão e equacionar se se vai recandidatar nas eleições internas em Setembro.
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
Partido Trabalhista - 232 lugares (menos 26).
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
(notícia actualizada às 16h00 com todos os círculos eleitorais apurados)
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais David Cameron Partido Conservador Reino Unido Partido Trabalhista Ed Miliband Liberais Democratas Nick Clegg Escócia Scottish National Party Democratic Unionist Party Irlanda do Norte política eleições eleições europeiasMais lidas
O Negócios recomenda