Finanças Públicas João Galamba: "Em 2018 e 2019 o país dispensa brilharetes orçamentais"

João Galamba: "Em 2018 e 2019 o país dispensa brilharetes orçamentais"

Em entrevista ao Jornal Económico, o deputado socialista defende que neste e no próximo ano "basta cumprir o que está orçamentado" para dar mais prioridade aos serviços públicos e ao investimento.
João Galamba: "Em 2018 e 2019 o país dispensa brilharetes orçamentais"
Miguel Baltazar/Negócios
Negócios 29 de março de 2018 às 08:52
"Em 2018 e 2019 o país dispensa brilharetes orçamentais", disse João Galamba, em entrevista ao Jornal Económico (acesso condicionado), publicada na edição desta quinta-feira, 29 de Março. O deputado socialista, que reconhece que gostaria de integrar um Governo nas áreas da Economia ou das Finanças, defende que neste e no próximo ano "basta cumprir o que está orçamentado" para dar mais prioridade aos serviços públicos e investimento.

João Galamba espera "que a meta que consta do Orçamento do Estado de 2018 seja cumprida" e sublinha que isso implicaria uma aceleração do investimento público, de um crescimento de "25% para 33%".

A afirmação do socialista chega a cerca de duas semanas de o Governo aprovar o Programa de Estabilidade, onde deverá rever as metas orçamentais para o período de 2018-2022. Sem contar com o impacto da recapitalização da Caixa Geral de Depósitos, o défice de 2017 foi de 0,92% do PIB, um valor que fica já abaixo da meta definida para 2018, que é de 1,1% do PIB.

Mário Centeno, ministro das Finanças, já reconheceu que os resultados do ano passado permitirão acelerar em um ano o caminho até ao objectivo orçamental de médio prazo.



A sua opinião19
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
comentar
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentários mais recentes
Anónimo Há 3 semanas

Em 2018? em 2018 vamos ter eleições antecipadas! vai uma apostinha? O PCP vai mandar-vos levar onde levam as galinhas! burro sou eu e consigo perceber isso nas entrelinhas dos discursos do velhote...

Anónimo Há 3 semanas

Governo de medíocres e mentirosos compulsivos, eleito por medíocres e mentirosos compulsivos.

pertinaz Há 3 semanas

LEIAM A ENTREVISTA QUE ESTA NÓDOA DEU AO PÚBLICO EM 2010... DE CHORAR TAL É A MEDIOCRIDADE...!!!

Anónimo Há 3 semanas

O bufo(formação pidesca) do LADRÃO44, de vez enquando aparece a dizer umas basoseiras, só para não ser esquecido. Continuando assim a viver do erário público.

ver mais comentários
Saber mais e Alertas
pub