pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Novo dono da Efacec oferece seis bolsas de 1.000 euros e alojamento a artistas ucranianas

Ao longo de um ano, meia dúzia de artistas refugiadas terão bolsa financeira, residência, apoio na promoção das obras e uma exposição dedicada na Zet Gallery, do grupo bracarense DST.

José Teixeira presidente do grupo DST
José Teixeira presidente do grupo DST Paulo Duarte
08 de Março de 2022 às 16:18

Neste Dia Internacional da Mulher, o grupo DST e a sua Zet Gallery anunciaram que vão atribuir, ao longo de um ano, bolsas de 1.000 euros cada e alojamentos gratuito a seis artistas ucranianas refugiadas.

"A partir de hoje, as artistas ucranianas refugiadas podem concorrer às bolsas de residências artísticas de um ano, abertas pelo Dstgroup e pela Zet Gallery", revela o grupo bracarense, em comunicado.

A Zet Gallery promete também organizar, durante este ano, uma exposição das obras produzidas em contexto de residência "e apoiará na promoção das artistas, com todos os recursos que tem à sua disposição", adianta a marca do grupo DST "vocacionada para a divulgação de artistas e arte contemporânea através da combinação das novas estratégias de marketing digital com o modelo mais tradicional de galeria de arte".

A Zet Gallery garante, ainda, que "está também em contacto com uma equipa de curadores ucranianos, que ajudarão a identificar artistas no terreno e através da qual vão difundir a informação".

"Apelamos a todos a divulgação desta informação, no sentido de identificarmos, tão brevemente quanto possível, artistas que pretendam, connosco, continuar a ter na arte uma arma para forjar um novo mundo – uma arma para matar a guerra!", enfatiza José Teixeira, presidente do grupo DST e fundador da Zet Gallery.

"Porque hoje somos todas e todos feministas e estamos todas e todos com o povo ucraniano", remata Helena Mendes Pereira, diretora geral e curadora da Zet Gallery.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio