PS quer ouvir Maria Luís e Vítor Gaspar sobre "offshores"
O Grupo Parlamentar do PS requereu que Maria Luís Albuquerque e Vítor Gaspar sejam ouvidos no Parlamento sobre as transferências para "offshores", pois os ex-ministros das Finanças "sabiam que não estavam a ser cumpridos os deveres de publicitação" dos dados.
PUB
Em nota enviada à comunicação social, um grupo de oito deputados do PS pede a audição dos ex-ministros do Governo de Passo Coelho "com carácter de urgência", uma vez que a "ocultação" dos dados estatístico das transferências para "offshores", "terá levado a erros e omissões que o Grupo Parlamentar do Partido Socialista não quer deixar passar incólume".
PUB
"Sabemos que o Governo PSD/CDS deixou de forma deliberada de fazer o escrutínio a transferências para offshores. Durante 4 anos, Paulo Núncio, deixou na gaveta informação relativa a 10 mil milhões de euros que foram transferidos para paraísos fiscais", refere a nota, lembrando que o gabinete dos ex-ministros "deixaram sem resposta o Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português".
PUB
"Esta ocultação terá levado a erros e omissões que o Grupo Parlamentar do Partido Socialista não quer deixar passar incólume", acrescenta a nota, acrescentando que "queremos responsabilizar quem durante quatro anos penhorou casas de família por dívidas fiscais e que, de forma negligente, não garantiu o escrutínio de transferências de 10 mil milhões de euros para offshores".
PUB
Os deputados do PS dizem ainda que querem ver esclarecido "como é que esta ocultação deliberada se cingiu à esfera do Ministério das Finanças, quem são os emitentes destas transferências e quem são os contribuintes que poderão não ter cumprido com as suas obrigações fiscais".
PUB
Maria Luís Albuquerque, actual deputada do PSD, já se mostrou disponível para ir a Parlamento falar sobre este caso que tem agitado a política portuguesa nos últimos dias.
PUB
"O parlamento merece-me todo o respeito, mesmo se não o tem merecido por parte de todos os responsáveis, pelo que os esclarecimentos que me venham a ser solicitados serão prestados em primeiro lugar aos deputados, como de resto sempre fiz", referiu, numa nota enviada à Lusa.
PUB
Paulo Núncio foi ontem ouvido no Parlamento sobre este caso e ilibou os seus ministros. "A responsabilidade [de não publicar as estatísticas das transferências para paraísos fiscais] é só minha e só a mim pode ser assacada. Não a partilhei com mais nenhum membro do Governo. Nem com nenhum membro da AT." Núncio desresponsabilizou, desta forma, os titulares das pastas das Finanças enquanto esteve na secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Grupo Parlamentar do PS Maria Luís Albuquerque Vítor Gaspar Governo PSD/CDS offshoresAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda