Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Sondagem ICS/ISCTE dá maioria absoluta ao PS

O mais recente estudo de opinião do ICS e do ISCTE para a SIC e o Expresso mostra o PS com maioria absoluta. Os socialistas sobem os quatro pontos percentuais perdidos em partes iguais por Bloco e CDU. Já o PSD e o CDS continuam estabilizados com 23% e 5% das intenções de voto, respetivamente.

Miguel Pereira da Silva/Lusa
David Santiago dsantiago@negocios.pt 13 de Setembro de 2019 às 18:30
  • Assine já 1€/1 mês
  • 32
  • ...
Num dia em que duas sondagens mostraram o PS muito perto da maioria absoluta, o estudo de opinião realizado pelo ICS e pelo ISCTE para a SIC e o Expresso coloca mesmo os socialistas nesse patamar. 

De acordo com o barómetro revelado na tarde desta sexta-feira, 13 de setembro, pelo Expresso, o partido liderado pelo também primeiro-ministro António Costa sobe quatro pontos percentuais para 44% das intenções de voto. A 19 pontos percentuais de distância, o PSD continua estabilizado nos 23%. A marca alcançada pelos socialistas associada à distância para o segundo partido (PSD) permitiria ao PS obter o mínimo de 116 deputados que conferem maioria absoluta, um patamar que, em declarações na TSF, o ministro das Finanças, Mário Centeno, disse ser importante de modo a tornar mais fácil atingir certos objetivos da governação socialista.

Por sua vez, o Bloco de Esquerda e a CDU (coligação eleitoral entre PCP e Verdes) recuam dois pontos percentuais cada para 9% e 6%, respetivamente, enquanto à direita o CDS segue o exemplo dos sociais-democratas permanecendo inalterado nos 5%. O PAN persiste também nos 4% já obtidos no último barómetro.

Esta sondagem foi conduzida entre os dias 24 de agosto e 5 de setembro. Também esta sexta-feira foi conhecida a sondagem levada a cabo pela Intercampus para o Negócios e o CM, a qual deixa os socialistas a apenas dois deputados da maioria absoluta. O Jornal Económico foi o outro meio a publicar uma sondagem nesta sexta-feira, um estudo de opinião em que apesar de aumentar a diferença para o PSD o PS fica um pouco aquém da maioria absoluta.


PS próximo da maioria absoluta
A carregar o vídeo ...
A sondagem da Intercampus dá 37,9% dos votos ao PS, o que deixa o partido a uma distância de dois deputados de uma maioria absoluta. A sondagem aponta para que o PAN eleja seis deputados enquanto o PSD e CDS devem conseguir 76 lugares no Parlamento.
Ver comentários
Saber mais Sondagem PS PSD BE CDS CDU PAN
Mais lidas
Outras Notícias