Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Abanca e Haitong na corrida ao NB Espanha. Venda pode ficar fechada esta semana

A venda do Novo Banco em Espanha pode ficar fechada esta semana ou no início da próxima, refere o jornal El Confidencial. Na corrida à instituição financeira está o Abanca e o Haitong.

A auditoria aos atos de gestão do BES e do Novo Banco foi entregue pela Deloitte ao Governo na semana passada.
Pedro Nunes/Reuters
Rita Atalaia ritaatalaia@negocios.pt 13 de Janeiro de 2021 às 14:52
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
A venda do Novo Banco em Espanha poderá concretizar-se nos próximos dias. Na corrida estão os galegos do Abanca e os chineses do Haitong, cujas ofertas vinculativas chegaram no arranque desta semana. 

A informação é avançada esta quarta-feira, 13 de janeiro, pelo jornal El Confidencial. A publicação adianta, citando fontes próximas do processo, que deverá ser tomada uma decisão sobre o Novo Banco em Espanha até ao final desta semana ou início da próxima. 

Entre o Abanca e o Haitong, as mesmas fontes referem ao jornal que terá sido o banco chinês a oferecer o valor mais elevado. 

O Novo Banco acabou por terminar o ano de 2020 sem conseguir concluir a venda da sua sucursal no país vizinho por falta de interessados, segundo adiantou o El Español. Ainda assim, o banco português garantiu que o processo continuava em curso e que o atraso se ficou a dever à pandemia.

Este processo acabou por acelerar. Na semana passada, o El Confidencial escreveu que o Novo Banco queria ter a venda da sucursal espanhola resolvida até março deste ano. 

Foi no ano passado que o fundo norte-americano Lone Star (que detém 75% do Novo Banco) decidiu pôr à venda a operação do banco em Espanha. Esta engloba os negócios de banca institucional, empresarial, privada e de retalho, que nessa altura tinha um volume total de cerca de 6.000 milhões de euros.

Em junho, o Expansión dava conta que a venda seria realizada por um valor inferior a 100 milhões de euros. De acordo com o jornal, que citava fontes do Deutsche Bank, o negócio atraiu inicialmente um número limitado de interessados.
Ver comentários
Saber mais Novo Banco Espanha António Ramalho
Outras Notícias