pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Jerónimo Martins paga dividendos a partir de 9 de maio

A Jerónimo Martins vai pagar dividendos relativos ao exercício de 2018 a partir de 9 de maio, informou esta quinta-feira a empresa. O dividendo bruto é de 0,325 euros por ação, num montante global de 204,2 milhões de euros.

Pedro Soares dos Santos, Jerónimo Martins
Pedro Soares dos Santos, Jerónimo Martins Lusa
11 de Abril de 2019 às 18:51

Os acionistas da Jerónimo Martins aprovaram esta quinta-feira, em assembleia-geral, as propostas da administração, incluindo a distribuição de 204,2 milhões de euros em dividendos.

Os dividendos serão pagos a 9 de maio e terão um valor bruto de 0,325 euros por ação, refere o comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). As ações serão transacionadas sem direito a dividendo a partir de 7 de maio.

Os dividendos representam um payout ligeiramente superior a 50% e uma rentabilidade (dividend yield) de 2,32% tendo em conta a cotação de fecho desta quinta-feira (13,98 euros).

Os acionistas aprovaram também a eleição dos órgãos sociais, sendo que o conselho de administração passa a ser constituído por 10 elementos, mais um do que anteriormente.

Pedros Soares dos Santos mantém-se como "chairman" e CEO do grupo de retalho para o triénio 2019-2021. Da anterior administração continuam também Andrzej Szlezak, António Viana-Baptista, Artur Stefan Kirsten, Clara Christina Streit, Francisco Seixas da Costa e Sérgio Tavares Rebelo.

As novas caras na administração da retalhista são Elizabeth Bastoni, Maria Angela Holguin Cuellar, antiga ministra dos Negócios Estrangeiros colombiana, e José Soares dos Santos, que substitui o irmão Henrique Soares dos Santos como representante da Sociedade Francisco Manuel dos Santos, maior acionista do grupo. Hans Eggerstedt, que era administrador não executivo da JM desde 2001, abandona o conselho de administração.

A Jerónimo Martins encerrou 2018 com lucros de 401 milhões de euros, uma subida de 4,1% face ao ano anterior.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio