Ronaldo e Lewandowski vão para o tira-teimas
Em 1974 a Polónia tinha uma selecção temida onde alinhavam jogadores comoTomas-zewski, Szymanowski, Gorgon, Zmuda, Kasperczak, Cmikiewicz, Deyna, Maszczyk, Lato e Szarmach. O feito maior dessa selecção foi a conquista, nesse ano, da medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Montreal, Canadá, tendo perdido na final para a então Alemanha Oriental
PUB
A qualidade dessa equipa perdurou no tempo e em 1976 Portugal encontrou a Polónia no apuramento para o Campeonato do Mundo de 1978. No Porto a selecção des quinas perdeu por 2-0 e em Chorzów empatou com a Polónia 1-1. Pelos portugueses marcou um senhor chamado Fernando Chalana que haveria de fazer grandes exibições no Europeu de França de 1984, facto que lhe valeria uma transferência do Benfica para os então milionários do Bordéus.
Nesse jogo, no entanto, o golo do chamado pequeno grande génio não serviu para nada. Os polacos viajaram para Buenos Aires e os portugueses ficaram casa.
PUB
Em 1981 Portugal fez um jogo amigável com a Polónia em Lisboa e ganho 2-0. Depois a sério, a contar para a qualificação do Euro 1982, Portugal voltou a receber a Polónia, de novo em Lisboa, e ganhou 2-1 com golos de Nené e fernando Gomes. Na Polónia voltou a ganhar por 1-0. Os polacos haveriam de se desforrar dos portugueses no Mundial de má memória do México, ganhando por 1-0 e ajudando à eliminação prematura da equipa das equipas.
Neste jogo do deve e haver, Portugal vingou-se da Polónia no Mundial da Coreia do Sul de 2002, com três golos de Pauleta e um de Rui Costa. O último capítulo da história do confronto entre as duas equipas escreveu-se na qualificação para o Euro de 2008. Em 2006 perdeu na Polónia por 2-1 e em 2007 empatou em casa 2-2. Cristiano Ronaldo e Lewandowski, dois dos protagonistas deste Euro, marcaram na altura e ambas as selecções marcaram presença no Europeu disputado na Áustria e na Suíça. Agora voltam a reencontrar-se.
PUB
A importância das entrelinhas
O vírus do Estado
Mais um erro do PS?
Mais lidas
O Negócios recomenda