pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Número de telemóveis em Portugal já ultrapassa população

Em Portugal, no final do primeiro trimestre deste ano, existiam 10,6 milhões de utilizadores de telefones móveis, um número que supera pela primeira vez o número de habitantes no nosso país, segundo dados disponibilizados pela Anacom.

12 de Julho de 2005 às 17:45

Em Portugal, no final do primeiro trimestre deste ano, existiam 10,6 milhões de utilizadores de telefones móveis, um número que supera pela primeira vez o número de habitantes no nosso país, segundo dados disponibilizados pela Anacom.

O número de clientes de telecomunicações móveis, no final do primeiro trimestre, representava um aumento de 2,7% contra o final de 2004 e de 7,9% face a Março de 2004.

Com o crescimento do primeiro trimestre, a taxa de penetração do serviço móvel em Portugal ascendeu assim a 101,6%, o que coloca Portugal no lote de países da União Europeia em que a taxa de penetração já ultrapassou os 100%. A média da União Europeia está nos 90,6%.

A Anacom explica esta situação do mercado móvel português com «o facto de muitos utilizadores possuírem cartões de mais do que um operador e devido à utilização do serviço em soluções máquina-a-máquina».

Do número total de utilizadores, 8,662 milhões são titulares de cartões pré-pagos, 81,4% do total, e 1,980 milhões são clientes de assinatura.

Número de chamadas desce

Apesar do maior número de utilizadores, os dados da Anacom revelam que durante os primeiros três meses do ano, os clientes dos operadores móveis fizeram 1,51 mil milhões de chamadas, menos 1,3% que no trimestre anterior e mais 2,9% que no período homólogo.

«A explicação para a redução no número de chamadas prende-se com a sazonalidade que caracteriza o serviço móvel terrestre», refere a Anacom.

Do total de chamadas originadas nas redes móveis, 67,5% são chamadas feitas dentro das próprias redes, 21,5% têm origem na rede móvel com destino aos outros operadores móveis, 8,1% têm origem nas redes móveis e destinam-se a redes fixas; e 2,8% do total de chamadas destinam-se às redes internacionais.

No trimestre em análise todos os tipos de chamadas realizadas e recebidas em redes móveis registaram uma quebra, com destaque para as chamadas de e para a rede fixa e também as chamadas para redes internacionais.

Já em termos de minutos, o tráfego originado aumentou 1,3% no trimestre totalizando 2,73 mil milhões de minutos. O número de minutos terminado nas redes móveis aumentou 1,4%, totalizando 2,81 mil milhões de minutos.

A duração média das chamadas aumentou no primeiro trimestre para 108 segundos, mais dois segundos que no trimestre anterior.

No mesmo período foram enviadas 625 milhões de mensagens escritas, menos 8,4% que no trimestre anterior, com cada utilizador a enviar uma média 20 SMS por mês, marcando a tendência crescente que se regista neste domínio.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio