Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

EDP Renováveis inaugura parque eólico na Grécia. "O primeiro de muitos"

O CEO da EDP e da EDP Renováveis, Miguel Stilwell, inaugurou esta quinta-feira o primeiro parque eólico da energética portuguesa na Grécia, com capacidade para 45 MW.

Ana Sanlez anasanlez@negocios.pt 25 de Novembro de 2021 às 14:32
  • Partilhar artigo
  • 5
  • ...
Foi anunciado em 2018, ainda por António Mexia. Três anos depois, foi a vez de Miguel Stilwell, CEO da EDP e EDP Renováveis, cortar a fita do primeiro projeto da empresa na Grécia, considerada pelo responsável como um mercado "particularmente importante" para a EDP.

O parque eólico de Livadi, perto da cidade de Malesina, no centro do país, tem 14 turbinas e uma capacidade de 45 MW, o que significa que será capaz de fornecer energia a mais de 28 mil famílias. Vai gerar 100 GWh por ano e contribuir para a redução de aproximadamente 48 mil toneladas de emissões de CO2 por ano.

Será "o primeiro de muitos" projetos da energética portuguesa na Grécia, sublinhou Miguel Stilwell. "Este é um projeto de longo prazo", assegurou.

O plano da EDP para a Grécia passa por desenvolver uma capacidade de 500 MW até 2025, estando para isso previstos investimentos superiores a 500 milhões de euros. O valor envolvido no parque de Livadi não foi divulgado. 

"Este é um momento histórico para a EDP Renováveis e para todos os envolvidos no parque de Livadi", começou por declarar Miguel Stilwell durante a cerimónia de inauguração do parque, que contou com a presença das autoridades locais e de parceiros da EDP na Grécia. 

"O parque eólico de Livadi é um passo importante para a EDP e marca o nosso primeiro projeto na Grécia. O compromisso do país para com as energias renováveis representa uma grande oportunidade para a empresa e planeamos continuar a explorar oportunidades que reforcem a nossa posição de liderança no setor das energias renováveis e impulsionem a transição energética do país", ressalvou. 

A EDP Renováveis entrou na Grécia em 2018 e tem, atualmente, um portfólio de 152 MW contratados em leilões eólicos no país. Os próximos projetos da empresa na Grécia, a 25ª geografia onde a EDP está presente, deverão ser inaugurados no próximo ano.

* A jornalista viajou a convite da EDP
Ver comentários
Saber mais edp renováveis grécia miguel stilwell
Outras Notícias