pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Preços da luz baixaram em janeiro em mais de metade dos comercializadores

Os comercializadores costumam lançar novas ofertas em janeiro, tendo em conta que é neste mês que as tarifas de Acesso às Redes são fixadas pela ERSE.

Bruno Simão/Negócios
19 de Fevereiro de 2021 às 10:49

Dos 21 comercializadores do mercado livre que servem os consumidores domésticos, 11 apresentam reduções de preços na sua oferta mais competitiva, afirma o regulador.

Os comercializadores costumam lançar novas ofertas em janeiro, tendo em conta que é neste mês que as tarifas de Acesso às Redes são fixadas pela ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, e 2021 não foi exceção. Este ano, o regulador agravou mesmo estas tarifas. 

A ERSE aproveita então o momento para fazer a comparação entre a tarifa em vigor no mercado regulado, que em 2021 diminuiu 0,6%, e as novas ofertas comerciais no mercado, olhando a três tipos de consumidores.

Para um casal sem filhos – ou seja, com uma potência contratada de 3,45 kVA e consumo anual de 1 900 kWh - 12 comercializadores apresentam um preço mais competitivo do que a tarifa regulada. A oferta comercial de eletricidade com menor fatura mensal é da Iberdrola (Plano Outono-Inverno), com um valor de 31,40 euros/mês, equivalente a um desconto de 13% e uma poupança mensal de 4,7 euros face à tarifa regulada. Segue-se a tarifa simples da Endesa, que custará 32,6 euros por mês e a Galp Power, nos 32,8 euros.

No caso de um casal com dois filhos (potência de 6,9 kVA e consumo anual de 5 000 kWh), 14 comercializadores apresentam um preço mais competitivo do que a tarifa regulada. A oferta comercial de eletricidade com menor fatura mensal é da GoldEnergy (Monoeletrico ACP 2021) com um valor de 81,3 euros/mês, equivalente a um desconto de 9% e uma poupança mensal de 8,4 euros face à tarifa regulada. Segue-se a EDP Comercial, cuja fatura "Eletricidade Desconto de Amigo CC+DD+FE" andará pelos 81,6 euros e a Iberdrola, que cobra 83,7 euros com o Plano Outono-Inverno.

Já para um casal com quatro filhos, que necessitará de uma potência de 13,8 kVA e terá um consumo anual de 10.900 kWh, 16 comercializadores apresentam um preço mais competitivo do que a tarifa regulada. A oferta comercial de eletricidade com menor fatura mensal é da EDP Comercial (Eletricidade – Desconto Amigo), com um valor de 173,6 euros/mês, equivalente a um desconto de 10% e uma poupança mensal de 18,8 euros face à tarifa regulada. Seguem-se os planos (Monoeletrico ACP 2021 da GoldEnergy e o Plano Outono-Inverno da Iberdrola, a que correspondem, respetivamente, valores mensais de 175,9 euros e 181,2 euros.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio