Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Dona da Tabaqueira quer comprar produtora de canábis do Canadá

Se a compra avançar, será a primeira grande operação entre uma fabricante de cigarros e de canábis.

Um funcionários verifica cigarros da Lambert and Butler, produzidos pela Imperial Tobacco Group. Fotografia: Chris Ratcliffe
Chris Ratcliffe/Bloomberg
Negócios jng@negocios.pt 04 de Dezembro de 2018 às 11:21
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

A Altria, que controla a Marlboro e a Tabaqueira em Portugal, está a equacionar avançar para a aquisição da Cronos, uma produtora de canábis do Canadá.

 

De acordo com o Financial Times, se esta operação se concretizar, será a primeira grande aquisição de uma produtora de canábis por parte de uma fabricante de cigarros.

 

A Cronos publicou um comunicado após o fecho da última sessão a revelar que estava "envolvida em negociações" sobre um potencial investimento da Altria na empresa, embora não tenha sido fechado qualquer acordo.

 

A indústria do canábis tem estado em forte ebulição, depois do consumo e produção ter sido liberalizada em várias partes do mundo. É no Canadá que estão sediadas diversas companhias do sector, sendo que a Cronos é uma das mais relevantes. As acções da empresa cotada em Nova Iorque estão a disparar 14% na pré-abertura de Wall Street, o que dá à empresa uma capitalização bolsista de 1,9 mil milhões de dólares.

 

Dado o crescimento do sector, as operações de fusões e aquisições a envolver fabricantes de canábis já superam 10 mil milhões de dólares este ano. O consumo de canábis (para fins medicinais e outros) deverá chegar a 32 mil milhões de dólares em 2020, contra apenas 9,5 mil milhões de dólares no ano passado.

 

Em sentido inverso, o consumo de tabaco tradicional tem estado a recuar, devido à mudança de hábitos de consumo e crescimento de cigarros electrónicos e tabaco aquecido.

 

A Altria tem na Marlboro a marca de cigarros mais conhecida. Em Portugal, desde 1997 que controla 100% do capital da Tabaqueira, através da Philip Morris International (PMI).

Ver comentários
Saber mais Cronos Philip Morris International Philip Morris International Marlboro Altria Wall Street Tabaqueira canábis Canadá
Mais lidas
Outras Notícias