pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Efacec ganha maior contrato de sempre sobre carris em Portugal

A empresa adquirida pela alemã Mutares ao Estado português foi a escolhida para desenvolver e fornecer soluções para o Metro de Lisboa, no âmbito da extensão da Linha Vermelha entre São Sebastião e Alcântara, obra de 322 milhões de euros a cargo do consórcio da Mota-Engil.

15 de Maio de 2025 às 12:19

Nas mãos do fundo alemão Mutares, que entrou na empresa a 1 de novembro de 2023, a Efacec duplicou as receitas em 2024 face aos 150 milhões de euros registados no ano anterior e prevê alcançar este ano um EBITDA positivo.

Entretanto, a empresa adquirida pelos alemães ao Estado português acaba de anunciar que firmou o seu maior contrato de sempre sobre carris no nosso país, tendo sido selecionada para o desenvolvimento e fornecimento de soluções chave na mão no setor do metro pesado, no âmbito da extensão da Linha Vermelha do Metro de Lisboa entre São Sebastião e Alcântara.

"O contrato agora adjudicado, o maior da Efacec no setor da ferrovia e metro em Portugal, inclui a conceção e construção dos sistemas de energia de tração, baixa tensão, ventilação, bombagem, SSIT e CCTV, demonstrando a confiança do mercado nacional na qualidade da engenharia da empresa portuguesa", enfatiza a empresa, esta quinta-feira, 15 de maio, em comunicado.

A Efacec não revela o valor do contrato relativo à sua participação nesta extensão da Linha Vermelha, a qual foi adjudicada em dezembro de 2023 ao consórcio liderado pela Mota-Engil, que conta com a participação da francesa Spie Batignolles, por 321,9 milhões de euros.

A relação da Efacec com a Mota-Engil e com o Metro de Lisboa remonta já a várias décadas, tendo a empresa sediada na Arroteia, em Matosinhos, sido responsável pela construção de todas as subestações de tração em serviço.

"Destaca-se ainda o sistema de telecomando de energia de toda a rede do metropolitano que, a par de diversos outros sistemas, têm vindo a ser fornecidos e instalados pela empresa, tanto no âmbito das expansões da rede como nas intervenções de renovação e melhoria dos sistemas em operação", salienta, ainda, a Efacec.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio