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Um "site", um livro, uma revista

Por estes dias, é tempo de reforçar o currículo académico. Até porque a actual crise também serviu para colocar em evidência a importância do conhecimento. Entre as muitas ofertas destaca-se, naturalmente, a do MIT Entrepreneurship Center, em...

28 de Maio de 2009 às 16:14

Um "site"

Tempo de ir à escola


Uma viagem ao entrpreneurship.mit.edu permite conhecer as ofertas académicas disponibilizadas pelo MIT de Cambridge.



Uma viagem ao entrpreneurship.mit.edu permite conhecer as ofertas académicas disponibilizadas pelo MIT de Cambridge.

Por estes dias, é tempo de reforçar o currículo académico. Até porque a actual crise também serviu para colocar em evidência a importância do conhecimento. Entre as muitas ofertas destaca-se, naturalmente, a do MIT Entrepreneurship Center, em Cambridge, que oferece um MBA sobre inovação e empreendedorismo. O foco principal deste programa incide sobre o lançamento e desenvolvimento de empresas tecnológicas emergentes.

Os alunos do MIT Sloan MBA Program, além deste grau académico, poderão também ter acesso a um certificado em empreendedorismo e inovação. Os temas leccionados fazem a ponte entre os conceitos teóricos e projectos reais e permitem aprender a lidar com os obstáculos que se colocam à construção de uma carreira empresarial. Este programa de MBA tem a duração de dois anos e inclui, pelos menos, a elaboração de três projectos ligados ao mundo real das empresas. A escola de Cambridge faz, como é óbvio, a apologia do seu MBA, dizendo que se trata de uma "oportunidade única para perceber o ecossistema do empreendedorismo".

Além desta oferta clássica, o MIT Entrepreneurship Center tem também programas especiais direccionados para grupos restritos de presidentes executivos.

Um livro

A bola de neve do menino Warren


"O Efeito Bola de Neve. a biografia de Warren Buffett", foi escrito por Alice Schroeder. A publicação em Portugal é da Actual Editora.

É o maior investidor do mundo e este título certamente justifica a biografia de 982 páginas de Warren Buffett, escrita por Alice Schroeder, que foi analista em Wall Street e directora executiva da Morgan Stanley. A editora diz que "este livro narra o porquê de Warren Buffett ser a história norte-americana de sucesso mais fascinante do nosso tempo".

O livro , tem o título inicial de o "Efeito Bola de Neve" que é inspirado num episódio da vida de Buffett, tinha ele nove anos, e que serve como metáfora para o crescimento dos seus negócios. O jovem percebe como uma bola de neve vai ganhando dimensão à medida que a rola pelo seu bairro. "Warren continua a partir daí, deitando o olho a um mundo inteiro cheio de neve", escreve Schroeder.

Este livro mostra também o estatuto de lenda adquirido por Buffett. Não se trata de um mero repositório do seu percurso académico, ou do seu pensamento estratégico, que fez com que o baptizassem de "oráculo de Omaha". A autora teve acesso privilegiado ao dia-a-dia de Warren Buffett e de quem lhe é mais próximo e isso reflecte-se no livro. O empresário deixa de ser, "apenas", um dos homens mais ricos do mundo e ganha um estatuto de ícone. E é isso que fica para a história.

Uma revista

Quanto vale uma amizade?


Na "Business Week", saiba o que estão a fazer empresas como a IBM ou o MIT para saberem quanto valem as suas amizades no LinedIn ou no Facebook.

"As amizades já não são o que eram", pode ler-se num dos artigos em destaque na mais recente edição da "Business Week". E, de facto, parece que hoje em dia são muito mais do que eram antigamente, quando não existiam redes sociais "on-line" e as empresas não tinham acesso a informação tão sensível, e valiosa, sobre a vida pessoal dos consumidores.

Com milhares de utilizadores a revelarem quem faz parte da sua rede de contactos, ou amizades, o LinkedIn ou o Facebook tornaram--se um ponto de encontro para reencontrar velhos conhecidos mas, também, num objecto de investigação para empresas como a IBM ou o Instituto de Tecnologia do Massachusetts. Por detrás deste interesse estão os "marketers" que querem saber o que as amizades de cada consumidor podem revelar sobre os seus hábitos ou as suas preferências.

Mas esta é apenas a história da investigação sobre os consumidores proporcionada pelas redes sociais. Há outro lado que tem a ver com a gestão interna das organizações. As empresas revelam um interesse crescente pelos estudos sobre as relações mantidas pelos seus colaboradores, com o objectivo de avaliar os fluxos de conhecimentos e de ideias. As amizades podem valer muito dinheiro nos dois tabuleiros.

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