pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Facebook suspende estreia da Libra até ter aprovação regulatória

O responsável pela empresa que vai gerir a Libra, a moeda virtual criada pelo Facebook em conjunto com dezenas de entidades, declarou que o lançamento da divisa só irá ocorrer após todas as questões regulatórias estarem asseguradas.

Utilizador acede ao Facebook no telemóvel
Utilizador acede ao Facebook no telemóvel
16 de Julho de 2019 às 10:50

O Facebook deverá suspender o lançamento da criptomoeda Libra, um projeto que tem em parceria com dezenas de empresas, pois pretende, primeiro, solucionar as questões regulatórias que se impõem e obter o aval das entidades competentes.

"Sabemos que precisamos de levar algum tempo para que (o lançamento) se concretize com sucesso. E quero ser claro: o Facebook não irá oferecer a divisa digital Libra até ter solucionado por completo as dúvidas regulatórias e ter recebido as aprovações adequadas", declarará o presidente da Calibra, David Marcus, num discurso ao Senado que é antecipado pela Bloomberg. A Calibra é a empresa responsável pela gestão da criptomoeda.

O objetivo da empresa liderada por Mark Zuckerberg é estrear a Libra em 2020, não sendo claro se a intenção de clarificar os aspetos regulatórios deverá afetar, ou não, os prazos.

Desde que os planos de Zuckerberg foram anunciados, já a Reserva Federal norte-americana se declarou preocupada com os efeitos que esta moeda poderá ter no mercado. No mesmo discurso, Marcus afirma que a nova moeda não pretende competir com as divisas nacionais ou com a política monetária das instituições centrais.

Também Trump mostrou resistência quanto aos planos de criação desta moeda virtual. O presidente dos Estados Unidos considera que as empresas que criam e gerem moedas como a Bitcoin ou a Libra deveriam estar sujeitas a regulação bancária, "tal como os outros bancos". Criticas feitas através da respetiva conta Twitter. "Não sou fã da Bitcoin e de outras criptomoedas, que não são dinheiro e cujo valor é altamente volátil e baseado em [critérios arbitrários]", começou por escrever Trump. E continuou: "As criptomoedas sem regulação podem facilitar comportamentos ilegais, incluindo tráfico de droga e outras atividades ilegais".

Até ao momento, os detalhes conhecidos apontam para que a Libra seja lançada apoiada na tecnologia Blockchain e seja regulada pelas autoridades financeiras na Suíça.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio