Tecnologias João Vasconcelos dá nome à primeira Zona Livre Tecnológica de Portugal

João Vasconcelos dá nome à primeira Zona Livre Tecnológica de Portugal

Zona Livre Tecnológica Espaço João Vasconcelos é o nome da primeira área em Portugal destinada a “testar soluções em ambiente real que induzam alteração de comportamentos”. Fica em Matosinhos e arranca com um projeto de transação de emissões de carbono.
João Vasconcelos dá nome à primeira Zona Livre Tecnológica de Portugal
Zona Livre Tecnológica Espaço João Vasconcelos é o nome da primeira ZLT do país em homenagem ao ex-secretário de Estado da Indústria, que morreu há uma semana.
Miguel Baltazar/Negócios
Rui Neves Cláudia Brandão 02 de abril de 2019 às 16:52

"É uma questão de justiça", afirmou a presidente da Câmara de Matosinhos, na cerimónia de lançamento do "WeShare by AYR", o primeiro projeto desta Zona Livre Tecnológica (ZLT), que decorreu esta terça-feira, 2 de abril, no CEiiA (Centro de Engenharia e Desenvolvimento do Produto), sediado naquele concelho.

 

Luísa Salgueiro referia-se ao nome escolhido para a primeira ZLT de Portugal - Zona Livre Tecnológica Espaço João Vasconcelos.

 

A presidente da autarquia matosinhense disse acreditar que "o João ficaria muito orgulhoso, porque tudo aquilo que está aqui a ser feito se deveu muito ao contributo dele".

 

Para a autarca, a homenagem "justa e simbólica" justifica-se porque o ex-secretário de Estado da Indústria e figura da Indústria 4.0 em Portugal "foi, desde o início, o rosto das start-ups e destes programas inovadores no país e fora dele".

 

"É uma forma simbólica de reconhecer o muito que ele fez nesta área", concluiu, antes da apresentação do "WeShare by AYR", o projeto-piloto do CEiiA e do município de Matosinhos que vai permitir a transação de emissões de carbono, poupadas com o uso de bicicletas partilhadas, por créditos.

 

João Vasconcelos morreu esta segunda-feira à noite, aos 43 anos, vítima de ataque cardíaco. Foi secretário de Estado da Indústria, entre 2015 e 2017.

 

O "homem das start-ups", o impulsionador da Web Summit em Lisboa, o rosto da indústria 4.0 em Portugal. Vasconcelos deixou marcas digitais profundas na economia nacional em menos de dois anos de passagem pelo Governo liderado por António Costa.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI