Passageiros nos aeroportos em máximos em maio: desembarcam 106 mil por dia
Em maio de 2024, registou-se o desembarque médio diário de 106,4 mil passageiros nos aeroportos nacionais, num aumento de 6,2%. Nesse mês registaram-se movimentos de 6,5 milhões de passageiros.
Em cada um dos dias do mês de maio desembarcaram em Portugal 106,4 mil passageiros, num aumento de 6,2% em termos homólogos.
"No início de 2024 continuaram a verificar-se máximos históricos nos valores mensais de passageiros nos aeroportos nacionais. Em maio de 2024, registou-se o desembarque médio diário de 106,4 mil passageiros, valor superior em 6,2% ao registado em maio de 2023 (100,2 mil)", revela o Instituto Nacional de Estatística.
De uma forma geral, no mês de maio, aterraram nos aeroportos nacionais 22,3 mil aviões de voos comerciais, o que corresponde a 6,5 milhões de passageiros, incluindo embarques, desembarques e trânsitos diretos. Os dados do INE mostram que no mês de maio este é o valor, que corresponde a uma subida de 6,3%, é o mais alto desde pelo menos 2019.
De forma acumulada, desde o início do ano (janeiro a maio), o número de passageiros movimentados em aeroportos portugueses subiu 5,1% face aos primeiros cinco meses do ano anterior, com o aeroporto de Lisboa a registar mais de metade (52%), seguido do Porto (23%) e de Faro (2,6%).
Considerando os passageiros embarcados e desembarcados em voos internacionais, o Reino Unido foi o principal país de origem e de destino, subindo ligeiramente, seguindo de França (que recuou um pouco), de Espanha, da Alemanha e de Itália.
Carga e correio sobe 13% nos primeiros cinco mesesOlhando para o mesmo período relativo aos primeiros cinco meses deste ano, o crescimento no movimento de carga e de correio foi de 13,1% em comparação com período homólogo. As mercadorias representam mais de três quartos do total.
Apenas no mês de maio a subida foi de 10,8% em termos homólogos.
Notícia atualizada às 11:39 com mais informação
Mais lidas